Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Canção de ninar de Mozart pode reduzir dor do teste do pezinho

Por ser eficaz e barato, método pode ser utilizado em todo mundo para melhorar a experiência de recém-nascidos em pequenos procedimentos

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 ago 2023, 20h00

Canções de ninar passam de geração em geração e funcionam como mágica para acalmar bebês e induzir um sono tranquilo. Agora elas ganham mais uma utilidade. De acordo com uma pesquisa divulgada esta semana, a mais famosa delas, composta por Mozart, também é eficiente para reduzir a dor sentida pelos recém-nascidos em pequenos procedimentos médicos. 

No experimento, publicado no periódico científico Pediatric Research, os pesquisadores tocaram o clássico Sono Profundo, de Mozart, enquanto realizavam o teste do pezinho em bebês recém-nascidos. O que descobriram é que as crianças que ouviram a canção de ninar sentiram muito menos dor do que aqueles que passaram pelo procedimento da maneira tradicional. 

“Por muito tempo acreditou-se no equívoco de que bebês não sentiam dor nem registravam experiências dolorosas dos primeiros dias de vida, mas isso mudou”, afirmou a VEJA o professor do Centro Médico da Universidade do Mississipi e autor do estudo, Juan Velasquez. “Nosso principal objetivo era identificar um método viável de alívio da dor que fosse descomplicado, eficaz e universalmente aplicável que pudesse ser implementado em todo o mundo.”

Para avaliar a eficácia do método, um especialista classificou o nível de dor antes, durante e depois do procedimento. A escala varia de 0 a 7 pontos e é baseada em expressões faciais, grau de choro, padrões respiratórios, movimentos dos membros e níveis de alerta. Os bebês que ouviram a música tiveram a dor avaliada em 4 pontos durante o procedimento e zero nos dois minutos seguintes. Já os bebês que fizeram o procedimento no silêncio tiveram 7 pontos no momento do procedimento, 5,5 após um minuto e 2 após dois minutos. O avaliador usou um fone cancelador de ruídos durante a avaliação e, por isso, não sabia quais bebês estavam ou não ouvindo a canção. 

Continua após a publicidade

Ainda é preciso investigar os mecanismos envolvidos no processo de alívio da dor e, por isso, deve-se tomar cuidado ao extrapolar essa utilização para pacientes mais velhos ou procedimentos mais complexos. O estudo sugere, entretanto, que o uso da música pode ser efetivo para melhorar a experiência dos neonatos durante procedimentos simples. 

Teste do pezinho

Esse exame é realizado em muitos países e é considerado um importante passo da avaliação de saúde da criança. Por meio dele, é possível identificar condições que podem ser tratadas desde cedo, como icterícia e fenilcetonúria. Hoje, no Brasil, todos os recém-nascidos passam por esse teste, ainda na maternidade, onde seis doenças são investigadas. Nesta quarta-feira, 29, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados conduziu uma audiência pública para avaliar a ampliação para mais de 50 condições de saúde. Em São Paulo essa expansão já foi aprovada e é conduzida pelo Instituto Jô Clemente. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.