Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Astronauta muçulmano terá de realizar práticas religiosas na ISS

Autoridades islâmicas de Dubai criaram uma cartilha com um cronograma de orações e horas de jejum para o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos

Por Da Redação Atualizado em 26 set 2019, 18h09 - Publicado em 26 set 2019, 17h35
Hazza-Al-Mansouri-2-497×745
Como Hazza Al Mansouri rezará no espaço? (ISS/Reprodução)

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) dão uma volta completa na Terra a cada 90 minutos. Isso significa que eles assistem a dezesseis nascer e pôr do Sol todos os dias. Nesse caso, como o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos, que é muçulmano e ora cinco vezes por dia, descobrirá para que lado é Meca?

O cosmonauta Hazza Al Mansouri partiu na quarta-feira 25, junto com outros dois astronautas, para a ISS, onde deve ficar por oito dias. E para conseguir cumprir os rituais de sua crença recebeu um guia, escrito por autoridades religiosas de Dubai, no qual estão as instruções para continuar com as práticas islâmicas durante a viagem.

Para responder a pergunta do início do texto, ele recebeu recomendações de seguir os horários da própria cidade de Meca, onde a revelação (a mensagem do islã) foi inspirada. Ao rezar, no entanto, deverá tentar se voltar para a Terra. No caso da posição de oração ficar difícil de ser alcançada devido os efeitos da gravidade, aí Al Mansouri ficará livre para rezar voltado para qualquer lugar.

Para purificar o corpo no ritual de ablução — lavagem das mãos, face, pescoço e pés —, o astronauta receberá água fornecida pela ISS. Mesmo assim, o guia recomenda que ele carregue consigo um grão de areia ou uma pedra, caso estes precisem ser usados como substitutos da água, na liturgia.

Continua após a publicidade

Al Mansouri não é o primeiro muçulmano a visitar a Estação Espacial Internacional. O malaio Sheikh Muszapher Shukor fez essa mesma viagem em 2007 durante o Ramadã, nono mês do calendário lunar islâmico, em que os seguidores da religião não se alimentam nem bebem no período entre o nascer e o pôr do Sol. 

Além disso, as religiões fazem parte da história humana fora da Terra desde os primeiros lançamentos. Buzz Aldrin, o segundo homem a caminhar pela Lua, é presbiteriano. Em 1969, quando fez a viagem, tomou a comunhão e leu a Bíblia, na primeira e única cerimônia religiosa feita no satélite natural da Terra até o momento. Uma mensagem do Papa Paulo VI, aliás, estava entre as muitas de líderes mundiais gravadas em um disco que foi deixado na superfície da Lua.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.