Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A superlua de sangue de lobo

O último eclipse lunar total pôde ser visto por curiosos em todas as Américas e em parte da Europa e da África, mas não na Ásia nem na Oceania

Por Filipe Vilicic Atualizado em 4 jun 2024, 16h05 - Publicado em 25 jan 2019, 07h00

O apelido do fenômeno natural retratado acima, um eclipse lunar total, é pomposo e tem ares algo místicos: Superlua de Sangue de Lobo. A foto é um registro feito pelas lentes telescópicas do astrônomo amador americano Johnny Horne, que flagrou o momento de estupenda beleza, na madrugada da segunda-feira 21, a partir de seu quintal, na cidade de Stedman, na Carolina do Norte (EUA). Ele forneceu as imagens do eclipse — que depois rodaram o mundo — ao jornal The Fayetteville Observer, no qual trabalhou como editor de fotografia até se aposentar. Apesar de pouco importar para a ciência, o evento cosmológico mobilizou a atenção de milhões. O eclipse lunar total se dá quando a Terra joga sua sombra sobre o solo iluminado do satélite. A alcunha Superlua deve-se ao fato de que o satélite se encontra em seu ponto mais próximo do planeta. Usa-se “Sangue” para descrevê-lo por causa, claro, da coloração avermelhada, adquirida em razão do modo pelo qual são refletidas as luzes naturais terrestres no exato instante em que o globo se alinha no centro entre a Lua e o Sol. Já o complemento “Lobo” tem a seguinte explicação: conta-se que uma parcela das tribos nativas americanas nomeava assim a primeira lua cheia de janeiro, quando as alcateias estariam mais famintas e emitindo uivos tenebrosos. O último eclipse lunar total pôde ser visto por curiosos em todas as Américas e em parte da Europa e da África, mas não na Ásia nem na Oceania. Os que não o observaram terão de esperar mais do que gostariam: o próximo evento de uma superlua de sangue só deve ocorrer em 2021.

Publicado em VEJA de 30 de janeiro de 2019, edição nº 2619

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.