Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A nova conquista do Starship, maior foguete já construído pela humanidade

Retorno bem sucedido do propulsor superheavy marca a superação de uma complexa barreira técnica

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 out 2024, 12h42

A SpaceX é, hoje, uma companhia de vanguarda no ramo espacial. Não satisfeita em estar muito à frente de todas as suas concorrentes nessa corrida, ela continua quebrando as próprias barreiras e o sucesso conquistado neste final de semana não foi diferente. 

A sua principal conquista já havia sido realizada em junho, quando conseguiu fazer com que o Starship, maior foguete já construído pela humanidade, realizasse uma volta em torno da Terra e retornasse íntegra, para ser reutilizada. Agora, no entanto, um novo sucesso. No teste realizado neste domingo, 13, a empresa conseguiu recuperar o Super Heavy, propulsor do foguetão, em uma manobra inédita. 

Qual a importância desse feito?

Com 120 metros de altura, 33 motores no módulo de propulsão e seis na espaçonave, o foguete é o maior do mundo e foi projetado para levar humanos para a Lua e para Marte. Assim como seu antecessor, o Falcon 9, o Starship também foi construído com materiais reutilizáveis, capazes de voltar à Terra após a viagem espacial, mas há uma diferença.

Para pousar em segurança, o Falcon 9 utiliza duas pernas que possibilitam a aterrissagem suave. O Starship, por outro lado, o faz em suas etapas. Enquanto o foguete pousa no mar, o propulsor Super Heavy lança mão de uma manobra requintada – além de retornar, de maneira controlada e precisa para a base de lançamento, ele é capturado por braços robóticos em pleno ar, um marco de engenharia. “Este é um problema extremamente difícil de resolver, dada a forte gravidade da Terra”, escreveu Elon Musk, no X. “Nos primeiros anos da SpaceX, eu não tinha certeza se o sucesso estava sequer no conjunto de resultados possíveis!”

Continua após a publicidade

Segundo especialistas, essa é uma evolução importante, pois além de quebrar uma complexa barreira técnica, também permite que os propulsores sejam rapidamente recuperados, consertados e abastecidos para o próximo lançamento. 

Como foi o quinto voo teste do Starship?

O foguete deixou a base em Boca Chica, no Texas, às 8h25, no horário local, impulsionado pelos 33 motores Raptor do Super Heavy. Após três minutos e quarenta segundos, os dois estágios se separaram. O Starship, com seus seis motores, continuou sua trajetória para dar uma volta em torno da Terra e pousar no Índico, como já havia feito, mas a estrela dessa vez foi o propulsor.

Foi como um balé. Após se desprender do foguetão, o Super Heavy iniciou sua rota de retorno. Desceu, em queda livre, mas de maneira controlada e, a algumas centenas de metros do solo, acendeu a ignição de 13 dos seus motores. Em uma manobra surpreendente e precisa, o propulsor retornou para base de lançamento onde, ainda no ar, foi recuperada por dois braços robóticos, apelidados de “mechazilla”. 

Continua após a publicidade

+Após repetidos fracassos, as empresas privadas chegam ao espaço

O sucesso do foguete é mais que aguardado, pois poderá baratear futuras viagens espaciais. Além de permitir os voos da missão Artemis, que ainda na próxima década deve levar humanos de volta à Lua, também possibilitará voos mais longos e missões comerciais turísticas, como a DearMoon, financiada pelo empreendedor japonês Yusaku Maezawa.

Como foram os primeiros testes?

O primeiro teste de lançamento ocorreu em abril do ano passado e, apesar de considerado bem-sucedido pela empresa, explodiu durante a etapa de separação dos estágios. Já o segundo, em novembro, conseguiu chegar ao espaço com sucesso, a cerca de 150 quilômetros de altura, mas perdeu o contato com a central de lançamento logo depois. “O que fizemos hoje fornecerá dados inestimáveis para continuar o rápido desenvolvimento do Starship”, afirmam os porta-vozes da SpaceX, em comunicado, na época.

O terceiro teste ocorreu em 8 de maio de 2024, quando a nave perdeu o contato com a base de lançamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.