Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela diz que consulado vai garantir integridade de cidadãos

Cerca de 1 300 pessoas foram expulsas

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 19 ago 2018, 15h12 - Publicado em 19 ago 2018, 14h30

A chancelaria da Venezuela informou ter instruído a equipe de seu consulado em Boa Vista a deslocar-se “de imediato” para a cidade Pacaraima, para constatar a situação e zelar pela integridade de seus cidadãos. O órgão informa ter entrado em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para tomar as medidas de resguardo e segurança. Estima-se que 1 300 venezuelanos tenham sido expulsos do município que fica na fronteira entre os dois países. Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, pediu ao governo brasileiro para proteger os venezuelanos.

Na nota, a chancelaria “rechaça a instrumentalização de uma lamentável situação de violência alimentada por uma perigosa matriz de opinião xenófoba, multiplicada por governos e meios a serviço dos inconfessáveis objetivos do imperialismo.”

O presidente Michel Temer convocou para a manhã deste domingo (19) uma reunião no Palácio da Alvorada para discutir a situação na fronteira com a Venezuela. Abrigos improvisados de migrantes foram destruídos e vários deles voltaram a atravessar a fronteira. Sessenta homens da Força de Segurança estão de sobreaviso para deslocar-se para lá.

Participam da reunião os ministros da Defesa, Joaquim Luna e Silva, da Segurança, Raul Jungmann, da Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, da Educação, Rossieli Soares, de Minas e Energia, Moreira Franco, e o secretário-geral das Relações Exteriores, Marcos Galvão.

Segundo fontes, é esperada também a participação do ministro do Planejamento, Esteves Colnago. O governo do Estado pede reforço nos recursos federais para atender à população e aos imigrantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.