Venezuela diz que consulado vai garantir integridade de cidadãos
Cerca de 1 300 pessoas foram expulsas
A chancelaria da Venezuela informou ter instruído a equipe de seu consulado em Boa Vista a deslocar-se “de imediato” para a cidade Pacaraima, para constatar a situação e zelar pela integridade de seus cidadãos. O órgão informa ter entrado em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para tomar as medidas de resguardo e segurança. Estima-se que 1 300 venezuelanos tenham sido expulsos do município que fica na fronteira entre os dois países. Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, pediu ao governo brasileiro para proteger os venezuelanos.
Na nota, a chancelaria “rechaça a instrumentalização de uma lamentável situação de violência alimentada por uma perigosa matriz de opinião xenófoba, multiplicada por governos e meios a serviço dos inconfessáveis objetivos do imperialismo.”
O presidente Michel Temer convocou para a manhã deste domingo (19) uma reunião no Palácio da Alvorada para discutir a situação na fronteira com a Venezuela. Abrigos improvisados de migrantes foram destruídos e vários deles voltaram a atravessar a fronteira. Sessenta homens da Força de Segurança estão de sobreaviso para deslocar-se para lá.
Participam da reunião os ministros da Defesa, Joaquim Luna e Silva, da Segurança, Raul Jungmann, da Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, da Educação, Rossieli Soares, de Minas e Energia, Moreira Franco, e o secretário-geral das Relações Exteriores, Marcos Galvão.
Segundo fontes, é esperada também a participação do ministro do Planejamento, Esteves Colnago. O governo do Estado pede reforço nos recursos federais para atender à população e aos imigrantes.