Universitários em perigo: alunos da Uerj denunciam aumento de roubos na região
Registros do 1° bimestre deste ano superam números de todo o ano passado

Novos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam aumento significativo de roubos a pedestres na área do Maracanã, próximo ao campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Somente entre janeiro e fevereiro de 2025, foram contabilizados 320 roubos, enquanto ao longo de todo o ano de 2024 foram registrados 208 casos.
Universitários relatam que a rampa que dá acesso às estações de trem e metrô é um dos locais com o maior número de ocorrências. Eles contam que priorizam andar em grupo para se sentirem mais protegidos. A Uerj afirma que já enviou pedidos de reforços à Polícia Militar sobre a segurança no entorno da universidade e marcou uma reunião com o comandante do 6º BPM, na próxima quinta-feira, 3, para discutir o assunto.
A Rioluz apontou que os furtos de cabos na localidade dificultam a iluminação. A companhia tem um processo aberto para tratar a possibilidade de instalação de postes dentro do campus direcionados para a área externa. Em nota, o MetrôRio afirmou que já adquiriu novas luminárias e aguarda a chegada de peças para realizar a instalação e ressaltou que existem refletores na área externa da estação Maracanã.