Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Um em cada cinco foliões é novato em bloquinhos em SP

Os números indicam um crescimento na popularidade do Carnaval de rua em São Paulo

Por Estadão Conteúdo 12 fev 2018, 12h55

Um em cada cinco foliões do Carnaval de rua deste ano em São Paulo é novato em bloquinhos. A constatação vem de uma pesquisa da empresa de tecnologia Alexandria Big Data feita na semana passada com quem planejava participar da festa. Também foi traçado o perfil dos que frequentam os bloquinhos paulistanos: a maioria é mulher e da classe B; 45% tem entre 25 e 34 anos.

“Os dados mostram uma consolidação do Carnaval de São Paulo”, diz o presidente da companhia, Federico Sader. A tabulação indica que uma porcentagem de pessoas semelhante à registrada este ano  entre 15% e 17%  começou a frequentar bloquinhos em 2017, 2016 e 2015. Segundo ele, não é possível falar em crescimento porque não se sabe o número de foliões que deixam de participar da festa ano a ano.

A pesquisa foi feita por meio de um aplicativo de celular, mantido pela empresa, em que há 680.000 cadastrados. Essas pessoas recebem um incentivo em dinheiro para fazer parte do grupo e serem requisitadas para tarefas. “Pode ser tanto responder uma pesquisa como essa ou ir a um restaurante comer o menu do dia”, explica. “A vantagem é que temos informação prévia desses indivíduos, sabemos com quem estamos falando.” Foram feitas 400 entrevistas sobre o carnaval de rua.

Os resultados mostraram também que, entre os novatos, 46% disseram que queriam participar de bloquinhos pela companhia dos amigos e 10% porque não tinham dinheiro para viajar. Era possível dar mais de uma resposta. Grande parte (42%) também afirmou que decidiu começar a frequentar a festa porque “sempre teve vontade de saber como era”.

A enfermeira Joyce Rodrigues, de 26 anos, veio de Irecê, na Bahia. Ela já perdeu a conta de quantas vezes pulou o carnaval em Salvador. Por isso, neste ano, decidiu ouvir o chamado de amigas paulistanas e arriscar uma festa diferente. “É difícil deixar a Bahia durante o carnaval, tem gente que não acredita, mas estou adorando o clima, a energia das pessoas e os bloquinhos.” Joyce aproveitou a festa ontem no Bloco Madalena, na Vila Madalena.

As irmãs Jessica e Amanda Pereira, de 27 e 28 anos, vieram pela primeira vez de Jundiaí só para ver o bloco Chá Rouge, ontem, na 23 de Maio. Segundo a pesquisa, esse era o bloco preferido dos novatos. As irmãs choravam muito. “Não nos importamos muito com o carnaval.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.