Trem ao Aeroporto de Guarulhos começa a operar comercialmente
Previsto para funcionar na Copa de 2014, serviço não chega até os terminais de embarque e desembarque de passageiros
A linha de trens metropolitanos que liga a zona leste de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, começa a circular em horário comercial nesta segunda-feira. O serviço funcionará das 4h à 0h e a passagem custará quatro reais.
Inaugurada em abril, a Linha 13-Jade da CPTM tem 12,2 quilômetros e chega apenas até as proximidades do aeroporto. Os terminais de embarque e desembarque serão ligados à estação por um ônibus da concessionária — o tempo de deslocamento é estimado em 15 minutos.
Outros dois serviços que conectam o centro de São Paulo ao aeroporto estão previstas para os próximos meses. O primeiro, chamado Connect, ligará a estação Brás ao aeroporto durante os horário de pico sem baldeação na estação Engenheiro Goulart. O trajeto é estimado em 35 minutos e deverá ser inaugurado em julho. O serviço Airport-Express, que ligará a Estação da Luz ao aeroporto, deverá começar a funcionar em agosto.
Atrasos
Ao custo de R$ 2,3 bilhões, as obras da linha eram para ter ficado prontas para a Copa do Mundo de 2014, mas só começaram em dezembro de 2013 — com um prazo de um ano e meio para a execução. Em março de 2016 a CPTM previu a conclusão apenas para janeiro deste ano. Um dos atrasos foi por conta da necessidade de alargar o trecho que passa sobre a Rodovia Ayrton Senna, que havia ganhado uma quinta faixa de rolamento antes do início das obras do trem.
(com Estadão Conteúdo)