Termômetros no Rio podem chegar a 42ºC nesta segunda, um recorde para fevereiro
Prefeitura alerta que cidade entrou no Nível 4 de Calor

O calor no Rio de Janeiro pode bater recorde nesta segunda-feira, 17, que tem máxima prevista de 42ºC. O sistema Alerta Rio, da prefeitura, informou que, além da alta temperatura, a previsão é de umidade baixa, variando entre 21% e 30% no período da tarde. Se os termômetros na cidade baterem realmente os 42ºC, esse será o dia mais quente na história do Rio no mês de fevereiro.
O recorde para o mês é de 41,8ºC, de 2023. Amanhã, a capital fluminense também deve registrar temperaturas elevadas. Para esta segunda, não há previsão de chuva, o céu vai variar entre claro e parcialmente nublado e os ventos estarão fracos a moderados.
No domingo, o prefeito Eduardo Paes alertou a população para a onda de calor. Pelo protocolo municipal, a cidade entrou nesta segunda às 12h35 no Nível de Calor 4, quando há registro de índices de 40ºC a 44ºC com permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Paes disse que nessa situação a prefeitura irá abrir pontos de hidratação em instalações municipais, como parques e vilas olímpicas. Outra orientação para os cariocas é procurar equipamentos municipais com ar-condicionado, como as naves do conhecimento.
O Centro de Operações da prefeitura do Rio (COR) divulgou as seguintes recomendações para esta segunda:
– Beba água
– Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h
– Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento
– Use protetor solar
– Não queime lixo e mato
– Mantenha os ambientes arejados