Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

STF tranca investigação contra Pezão, ex-governador do Rio, por corrupção

Gilmar Mendes entendeu que a investigação era baseada em delação premiada de Sérgio Cabral, anulada pelo STF

Por Gustavo Silva 1 mar 2023, 13h07

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou o trancamento do inquérito policial contra o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), no caso que apurava existência de caixa 2 durante campanha eleitoral. A decisão ocorre no âmbito da Operação Lava Jato que havia baseado as acusações em um acordo de colaboração premiada do também ex-governador do Rio, Sérgio Cabral.

Como delação foi anulada pela corte, pelo fato de ter sido homologada pela Polícia Federal, sem anuência do Ministério Público ou do Tribunal, a investigação foi desconsiderada. Gilmar Mendes chegou a ressaltar que o próprio delegado da PF responsável pela investigação se manifestou pelo arquivamento. “Embora bastem para iniciar investigações, as declarações de colaboradores não podem legitimar investigações eternas, que não sejam validadas por provas independentes”, salientou.

Segundo Cabral, a empresa Almeida e Filho Terraplanagens Ltda teria efetuado o pagamento de propina para ser favorecida nos contratos de obras em sua gestão. A prática teria continuado no governo de Pezão, seu aliado político, que o sucedeu.

Condenado a 98 anos de prisão por crimes de corrupção passiva, ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro, Pezão ficou preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre novembro de 2018 e maio de 2020, quando foi transferido para prisão domiciliar. Um ano e meio depois teve tornozeleira eletrônica retirada. As duas ações judiciais foram encabeçadas pelo juiz Marcelo Bretas, afastado das suas funções nesta semana pelo Conselho Nacional de Justiça.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.