Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

SP vai multar quem utilizar patinete elétrica na calçada ou sem capacete

Punição poderá chegar a até 20.000 reais; novas regras devem incluir até restrição de circulação em ciclovias e ciclofaixas e vêm após semana de acidentes

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 13 Maio 2019, 20h44 - Publicado em 13 Maio 2019, 16h52

Pressionado por acidentes registrados na última semana envolvendo patinetes elétricas, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 13, que vai multar quem andar com o veículo na calçada ou sem capacete nas ruas paulistanas. A penalidade pode variar entre 100 reais e 20.000 reais.

A proibição de circulação nas calçadas já era estudada pela gestão municipal.

Um decreto será publicado nesta terça-feira, 14, determinando a obrigatoriedade do uso de capacete, a proibição de circulação nas calçadas, a restrição de uso em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e nas ruas com limite de velocidade de até 40 quilômetros por hora. A velocidade máxima da patinete deverá ser de até 20 quilômetros por hora.

A regulamentação está em discussão na prefeitura de São Paulo desde janeiro, quando um grupo de trabalho foi criado com onze operadoras de patinetes. As regras foram anunciadas por Covas, no entanto, sem o aval do grupo.

O detalhamento das regras, como informações sobre fiscalização, será publicado em até 90 dias. Os veículos começaram a circular em agosto de 2018, quando a Yellow entrou na cidade.

Em nota, a Grin e a Yellow informam que vão aguardar a publicação no Diário Oficial do Município de São Paulo das novas regras para as patinetes elétricas na cidade para avaliá-las e se posicionar a respeito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.