Rocha desaba sobre lanchas de turistas em Capitólio (MG)
Acidente deixou oito pessoas mortas, segundo o Corpo de Bombeiros; Marinha informou que abrirá inquérito para apurar as causas do acidente
Uma rocha das encostas do cânion do Lago de Furnas, em Capitólio (MG) desabou sobre lanchas de turistas no sábado 8. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente deixou ao menos oito mortos e dezenas de feridos.
Bombeiros dos quartéis da região e do Batalhão de Operações Aéreas, além de mergulhadores se deslocaram até o local. O deslizamento ocorreu por volta das 12h30 no condomínio Escarpas do Lago, perto dos município de São Roque de Minas, Piumhi e São Roque de Minas.
Em entrevista coletiva na tarde deste sábado, o coronel Edgard Estevo, comandante do Corpo de Bombeiros de MG, informou que as buscas com mergulhadores durará até o início da noite, por motivos de segurança.
Os corpos das vítimas fatais ainda não foram identificados e os Bombeiros ainda buscam dois desaparecidos.
Circularam nas redes sociais imagens do momento em que a rocha se soltou e atingiu duas lanchas em cheio. Segundo os Bombeiros, outras duas embarcações foram atingidas de forma indireta.
Se alguém tiver indo para os Canyons de Capitólio/Furnas tomem muito cuidado, as rochas estão frágeis pelo volume de chuva. Infelizmente desse acidente tivemos vitimas pic.twitter.com/FwHAfhZvfJ
— Laura ˢᶜᶜᵖ (@whoth4t_) January 8, 2022
Ainda segundo os Bombeiros de MG, 27 vítimas foram atendidas e liberadas (23 na Santa Casa de Capitólio e quatro na Santa Casa de São José da Barra) e quatro seguem hospitalizadas, duas na Santa Casa de Piumhi, com fraturas expostas, e duas na Santa Casa de Passos, ambas com quadro estável.
ACIDENTE EM CAPITÓLIO, MG: por outro ângulo, novas imagens mostram a queda do paredão no cânion e o desespero dos turistas que estavam no local para fugir e se salvar. pic.twitter.com/eOrCyvm1ui
— nico no #BBB22 📺 (@niconatv) January 8, 2022
Um vídeo postado por Jair Bolsonaro mostra que outros turistas tentaram alertar aqueles posicionados nas lanchas mais próximas aos cânions sobre o risco de desabamento. O presidente tratou o ocorrido como “lamentável desastre” e exaltou os trabalhos de socorro da Marinha.
– Momentos antes da tragédia. pic.twitter.com/OcoGaVj63Q
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 8, 2022
Em nota, a Marinha informou que abrirá um inquérito para apurar as causas do acidente. Confira a nota na íntegra:
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG. A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local. Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.