Rio entra em Nível de Calor 3 e tem alerta de falta d’água em parte da cidade
Previsão para esta segunda é de máxima de 37ºC; manutenção de emergência da Cedae afetará fornecimento em 59 bairros

A cidade do Rio entrou no Nível de Calor 3 (NC3) às 10h45 desta segunda-feira, 10, como informou o Centro de Operações da prefeitura. O NC3 é uma classificação para índices de calor alto (entre 36°C e 40°C), com previsão de permanência ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos. Hoje, a temperatura na capital fluminense pode atingir a máxima de 37ºC, segundo o sistema Alerta Rio, devido a um sistema de alta pressão no oceano combinado à umidade. Os cariocas deverão encarar esse calorão até o próximo final de semana.
Enquanto isso, a Cedae alerta que amanhã, terça-feira, precisará realizar uma manutenção emergencial em uma das adutoras do Sistema Guandu, das 7h às 16h. Isso significa que, no período, a Estação de Tratamento de Água (ETA) vai operar com 61% da sua capacidade, afetando o abastecimento em parte da capital e em seis cidades da Baixada Fluminense. Na cidade do Rio, 59 bairros poderão sofrer com o desabastecimento em meio à onda de calor. Alguns deles são Bangu, Campo Grande e Barra de Guaratiba, cuja operação é feita pela concessionária Rio+Saneamento; Barra da Tijuca, Barra Olímpica, Curicica, Recreio e Cidade de Deus, cobertos pela empresa Iguá; e Centro, Benfica e Bonsucesso, com fornecimento sob a responsabilidade da Águas do Rio.
As regiões afetadas na Baixada ficam em Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. A Cedae afirma que a normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradual após concluída a manutenção, com prazo de até 72h para o restabelecimento total.
Diante do calor do Rio, o Centro de Operações da prefeitura lista uma série de recomendações para a população:
* Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
* Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
* Utilize roupas leves e frescas;
* Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
* Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
* Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
* A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
* Proteja as crianças com chapéu de abas;
* Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.