Rio chega a 44°C de temperatura, a maior já registrada por sistema da prefeitura
Cidade entrou no começo da tarde desta segunda-feira no Nível 4 de Calor

A temperatura na cidade do Rio chegou a 44ºC nesta segunda-feira 17, a maior registrada pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura, desde 2014, quando teve início a medição. A máxima foi verificada na estação que fica em Guaratiba, na Zona Oeste. Para fevereiro, o recorde anterior é de 2023, com 41,8ºC.
Até esta segunda, a maior temperatura vista pelo Alerta Rio em mais de dez anos foi de 43,8ºC, também em Guaratiba, no dia 18 de novembro de 2023.
Amanhã, o calorão pode ultrapassar de novo a marca de 40ºC, e a capital fluminense segue sem previsão de chuva até sexta-feira. Às 12h35 de hoje, a cidade entrou no Nível de Calor 4, segundo novo protocolo adotado pela prefeitura. O NC4 é uma classificação para quando há registro de índices de 40ºC a 44ºC com permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Na noite desta segunda, a capital fluminense terá céu claro a parcialmente nublado. Os ventos serão de fracos a moderados. A temperatura mínima do dia foi de 21,6°C.
Alerta para a população
No domingo, o prefeito Eduardo Paes alertou a população para a onda de calor. Paes disse que se a cidade chegasse ao Nível 4 de Calor a prefeitura abriria pontos de hidratação em instalações municipais, como parques e vilas olímpicas. Outra orientação para os cariocas é procurar equipamentos municipais com ar-condicionado, como as naves do conhecimento.