No próximo sábado, dia 15 de novembro, é celebrado o Dia da Proclamação da República, um dos feriados nacionais mais emblemáticos. A data marcou o fim de quase sete décadas de reinado de Dom Pedro II e o início de um novo regime político — a República. A derrubada da monarquia aconteceu no ano de 1889. O assunto está em alta no Google Trends nesta segunda, 10.
A proclamação não foi um levante popular, mas um golpe militar articulado por oficiais influenciados por ideias positivistas e republicanas. As tensões entre o exército e o governo imperial vinham crescendo desde a Guerra do Paraguai, agravadas pela questão militar e pela abolição da escravidão, em 1888, que afastou parte da elite agrária do regime. A monarquia, desgastada e isolada, não resistiu à pressão dos militares.
O novo governo provisório, chefiado por Deodoro da Fonseca, tratou de consolidar o novo regime. Foi proclamada a República, adotou-se a bandeira inspirada no modelo norte-americano, e, em 1891, decretou-se a primeira Constituição republicana, que instituiu o presidencialismo e o federalismo no país.
Qual é o próximo feriado nacional do ano?
O próximo feriado nacional de 2025 será o da Proclamação da República, no sábado, dia 15 de novembro. Esse vai ser o segundo dos três feriados de novembro e será mais um a cair em um fim de semana. Dos três feriados do mês de novembro, somente um vai cair em um dia útil, que será o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, uma quinta-feira. A data é considerada feriado nacional desde 2023. O outro feriado do mês foi o de Finados, no último dia 2.
Posso ser obrigado a trabalhar no feriado?
Sim, apesar da data ser considerada feriado, a legislação abre exceções para serviços considerados essenciais. O empregado que trabalhar no feriado tem o direito de receber remuneração em dobro ou compensação com folga em outro dia.
Os empregados que trabalham no ponto facultativo ganham folga ou salário em dobro?
Os benefícios como folgas e salário em dobro só são concedidos para servidores públicos em datas de ponto facultativo. Para trabalhadores do setor privado, os empregadores não têm obrigação de conceder a remuneração dobrada ou folgas compensatórias em outras datas.
Próximos feriados nacionais de 2025:
Novembro
15 de novembro, sábado – Proclamação da República
20 de novembro, quinta-feira – Dia de Zumbi e da Consciência Negra
Dezembro
25 de dezembro, quinta-feira – Natal
Inovar para competir
Com a taxa das blusinhas, desistência de compras internacionais salta para 38%
COP30: Jader Filho diz que cidades precisam protagonizar debate ambiental
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
Mercado reduz estimativas de inflação e já projeta IPCA perto do teto da meta







