Presidente Lula viajará para o funeral do papa Francisco em Roma
Comitiva oficial do governo brasileiro deve ser anunciada nesta terça-feira; Donald Trump e Javier Milei também confirmaram presença na cerimônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, irão ao funeral do Papa Francisco, em Roma.
A composição da comitiva será anunciada nesta terça-feira, segundo o Palácio do Planalto. Ainda não há data confirmada para a viagem, que depende do protocolo do Vaticano.
Em nota oficial, o presidente Lula lamentou a morte do papa e exaltou as pautas humanitárias defendidas pelo pontífice. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, escreveu o petista.
No mesmo comunicado, o governo federal anuncia o decreto de sete dias de luto oficial pela morte do papa.
Confirmados
Além de Lula, outros líderes mundiais já confirmaram presença na cerimônia de despedida do pontífice. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que estará em Roma junto da primeira-dama, Melania Trump.”Melania e eu iremos ao funeral do papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá!”, escreveu o presidente em sua plataforma, Truth Social. As políticas antimigratórias do republicano foram alvo de críticas frequentes pelo falecido pontífice.
Javir Milei, presidente da Argentina, também já anunciou que estará presente no funeral de conterrâneo. Durante a campanha presidencial, Milei teceu duras críticas ao papa, a quem se referiu como “enviado do diabo na Terra”. Após a polêmica, teve que se desculpar. A trégua foi selada durante uma visita do político ao Vaticano.
Morte do papa
O papa Francisco, que liderou a Igreja Católica por doze anos e lutava para se recuperar de uma pneumonia severa, faleceu às 7h35 de hoje (2h35 pelo horário de Roma), aos 88 anos de idade, segundo comunicado oficial do Vaticano. Apesar dos problemas respiratórios, Francisco morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca.
De acordo com a Santa Sé, o funeral do pontífice deverá se iniciar entre sexta-feira e domingo.