Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Polícia do Rio terá aplicativo que ensina a lidar com minorias

Ferramenta será um 'guia de bolso' com informações sobre como abordar LGBTs, mulheres, crianças, idosos e vítimas de discriminação religiosa e racial

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h59 - Publicado em 8 nov 2017, 15h25

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio De Janeiro (SESG) está desenvolvendo um aplicativo com o objetivo de melhorar a qualidade de ação e atendimento de policiais a minorias e grupos vulneráveis em delegacias da capital. Segundo a secretaria, o objetivo é evitar que a pessoa, vítima de violência, tenha qualquer novo sofrimento com a abordagem dos policiais.

O aplicativo será utilizado por policias militares e civis e guardas municipais. A intenção é que ele funcione como um “guia de bolso”, com um passo a passo do protocolo de como abordar determinadas ocorrências e atender a grupos como LGBTs, mulheres, crianças e adolescentes, idosos, vítimas de intolerância religiosa e de discriminação racial. Caso aja dúvida por parte do policial, ele precisará somente consultar o aplicativo. “Não existiam protocolos para todas essas abordagens, a iniciativa nasceu dessa necessidade de se adaptar com a realidade da sociedade brasileira”, diz Helena de Rezende, subsecretária de educação e prevenção da SESG. Além do aplicativo, os policiais passarão por novos treinamentos que incluirão cursos à distância.

O programa é fruto de um projeto de desenvolvimento e aprimoramento da atuação de policiais que vem sendo discutido desde junho no Rio. Além de contar com a atuação da sociedade civil, contou com o envolvimento de órgãos públicos como a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e órgãos internacionais como a Unicef.

Um projeto piloto da iniciativa deverá ser entregue aos policiais até o final deste ano. Por enquanto, somente o 9° e 10 Distritos Policiais, 2° Batalhão da Polícia Militar e guardas municipais destas regiões da capital carioca receberão o aplicativo na fase-teste. O projeto tem como objetivo a utilização do aplicativo em todo o estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.