Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Polícia apreende bens dos pais do bebê Jonatas

Casal é suspeito de gastar indevidamente parte do dinheiro arrecadado para o tratamento do garoto, que tem síndrome rara

Por Fernanda Bassette
Atualizado em 15 mar 2018, 17h57 - Publicado em 1 mar 2018, 13h32

A Polícia Civil de Joinville cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do casal Renato e Aline Openkoski, pais do bebê Jonatas, às 6h30 desta quinta-feira, em Joinville, Santa Catarina.

O casal é investigado sob suspeita de usar indevidamente parte do dinheiro de doações para o garoto, que sofre de uma síndrome rara.

Entre os bens apreendidos, estão um carro avaliado em 140 000 reais e uma TV de 50 polegadas avaliada em 6 000 reais, todos adquiridos depois da campanha de arrecadação. Parte dos objetos seria leiloada para arrecadar fundos.

A ação foi comandada pela delegada Georgia Marrianny Gonçalves Bastos, titular da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, e teve a participação de dez policiais. O mandado foi expedido no final da tarde de ontem pelo juiz Cesar Tessarolli, da 4ª Vara Criminal de Joinville, a pedido da delegada.

Ostentação? – Foto de fim de ano em Fernando de Noronha e carro de 140 000 reais: o casal diz que a viagem foi presente e o automóvel é uma necessidade
Novo padrão: foto de fim de ano em Fernando de Noronha e carro de 140 000 reais (./Reprodução)

De acordo com Georgia, os policiais chegaram de surpresa na casa e, no momento da abordagem, havia dez pessoas lá. “Eles ficaram assustados e o Renato foi o que reagiu com mais agressividade, ficou batendo no peito que o dinheiro era dele, que ele não roubou nada. Precisamos até fazer uma contenção”, relata.

“Apreendemos o carro, uma moto, muito luxo da parte deles, muita documentação de gastos excessivos, alianças, relógios, nota de compras na (boutique) Colcci de 4 000 reais, perfumes, maquiagens, além de vários objetos que foram doados durante a campanha de arrecadação de recursos para serem leiloados ou rifados e nunca foram”, afirmou.

Apreendemos também uma arma de brinquedo que ele [Renato] teria usado para fazer fotos e intimidar as pessoas que estavam questionando a lisura da campanha”, afirmou a delegada, que disse ter ouvido ao menos quatro pessoas que foram ameaçadas por questionar o uso do dinheiro.

Todos os objetos apreendidos agora ficam sob a tutela da Justiça até que a investigação seja concluída. “Essa foi uma primeira etapa de apreensão de objetos de interesse da investigação, pois há indícios de que foram adquiridos por meio do dinheiro da doação”, afirmou a delegada.

Continua após a publicidade

Procurado pela reportagem, Openkoski não foi encontrado para comentar o caso.

O caso Jonatas

Jonatas Henrique, morador de Joinville, em Santa Catarina, é portador do tipo mais severo da patologia genética degenerativa chamada de atrofia muscular espinhal (AME). Ele foi diagnosticado no início do ano passado, quando tinha 6 meses de vida. Sua única esperança de sobreviver à doença era o medicamento Spinraza (as seis doses iniciais custavam perto de 3 milhões de reais na época (a aprovação no Brasil, tempos depois, ajudou a baixar o custo).

O menino está se tratando graças ao apoio recebido em todo o país, e no exterior, e contou com a divulgação de famosos como os atores Danielle Winits, André Gonçalves, o cantor Zezé di Camargo e a apresentadora Ana Hickmann. Em pouco mais de dois meses, a meta havia sido superada: o esforço coletivo garantiu, em vez dos 3 milhões desejados, um terço a mais — 4 milhões de reais, suficientes para custear todo o primeiro ano do tratamento de Jonatas.

Reportagem publicada em VEJA (leia aqui) mostrou como o apoio se reverteu em desconfiança e revolta depois que os pais mostraram uma mudança brusca de padrão de vida. Ele era palestrante religioso em igrejas evangélicas, enquanto ela havia interrompido os estudos de direito após a gravidez. Ao mesmo tempo em que não apresentaram comprovações das despesas que têm com o filho, mudaram-se para uma casa maior, passaram o Réveillon em Fernando de Noronha, adquiriram o Sportage avaliado em 140 000 reais, entre outros gastos exibidos nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Segundo a família, o garoto tem reagido bem ao tratamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.