Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

PF iria convocar diretores de institutos de pesquisas nos próximos dias

Investigação foi aberta a pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres, que atendeu soliticação da campanha de Bolsonaro

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 07h49 - Publicado em 14 out 2022, 06h01

Antes da decisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, de suspender na noite desta quinta o inquérito aberto a pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres, para apurar a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais, a Polícia Federal planejava começar a convocar diretores das empresas para depor nos próximos dias, como mostrou o Radar na edição que está nas bancas.

Torres atendeu uma solicitação da campanha do chefe, o presidente Jair Bolsonaro, e anunciou na terça-feira da semana passada, dois dias após o primeiro turno, que encaminhou à PF um pedido de abertura de investigação sobre “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados’ por alguns institutos”.

Até a segunda-feira, seis dias depois, o procedimento ainda estava sob análise da Superintendência Regional da corporação no Distrito Federal, segundo apurou o Radar.

Moraes também suspendeu o inquérito administrativo aberto nesta quinta pelo presidente do Cade, Alexandre Cordeiro para apurar responsabilidade de institutos de pesquisa por infração à ordem econômica. No despacho, o chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica — órgão federal, ligado ao Ministério da Justiça — aponta um suposto cartel entre Ipec, DataFolha e Ipespe, que “apresentaram resultados idênticos quanto a diferença entre os candidatos, 14%”.

Os institutos entraram na mira dos bolsonaristas por conta da divergência nos resultados das pesquisas e nos votos recebidos pelo presidente no primeiro turno. As intenções de voto atribuídas a Lula corresponderam, dentro da margem de erro, à votação no petista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.