Paes pede ajuda para identificar pichadora de chafariz histórico: ‘ser desprezível’
Tombado pelo Iphan, monumento do século XVIII havia passado por restauro

Monumento do século XVIII, o Chafariz da Glória, no bairro de mesmo nome no Rio, foi alvo, mais uma vez, de pichações. Em uma postagem, o prefeito Eduardo Paes (PSD) denunciou o vandalismo, pedindo ajuda aos internautas para identificar a autora, registrada em fotos. Ela aparece com uma lata de spray fazendo símbolos em preto no chafariz, datado de 1772 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.
O prefeito diz que o monumento havia acabado de passar por restauração bancada pela prefeitura. “Esse ser desprezível andou pichando o lugar. Quem conhecer, pode mandar aqui para que a punição devida possa ser aplicada. Pela atenção, agradeço!”, escreveu o alcaide.
Em julho do ano passado, o município divulgou que investiria 2,8 milhões de reais na recuperação do Chafariz da Glória, um dos mais antigos da cidade e que no século XVIII ajudava a abastecer de água parte da Zona Sul. Ao longo do tempo, ele passou por diversas intervenções do tipo, por ser alvo recorrente de depredação, inclusive com furto de peças em bronze.