Operação policial fecha a Avenida Brasil, e helicóptero da PM é atingido por tiros
Ação conjunta da PM e da Polícia Civil tenta encontrar o traficante Peixão, do Complexo de Israel e um dos mais procurados do Rio

Uma operação da polícia do Rio fechou, no começo da tarde desta quarta-feira 12, a Avenida Brasil nos dois sentidos, na altura da Cidade Alta. Um helicóptero blindado da Polícia Militar usado na ação foi atingido por disparos e precisou fazer um pouso de emergência no Comando Naval da Marinha, na Penha. A operação acontece nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas e Cidade Alta, que fazem parte do Complexo de Israel. Em meio à intensa troca de tiros, com grande contingente policial e poderia bélico dos criminosos, a Linha Vermelha também apresenta retenções na região e bloqueios feitos por agentes, por segurança.
O clima de tensão teve início por volta das 14h. Às 17h30, o Centro de Operações da prefeitura informou que a situação na Avenida Brasil estava normalizada. Moradores do Complexo de Israel e motoristas que passavam pela via expressa viveram momentos de pânico com a intensa troca de tiros. No meio do fogo cruzado, passageiros de um ônibus se jogaram no chão do veículo, como mostram vídeos que viralizaram nas redes. Pessoas deixaram carros e tentavam se proteger deitadas junto à mureta que separa as pistas. Há relatos sobre quatro baleados, mas sem ainda confirmação de autoridades do estado.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública afirma que a operação conjunta da PM e da Polícia Civil tem como objetivo a prisão do traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, um dos mais procurados do Rio.
OPERAÇÃO🚨| A Polícia Civil RJ realiza operação nas comunidades Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte da capital. O objetivo é checar informações de inteligência da facção criminosa que atua na região. A ação conta com apoio de policias militares na Cidade Alta. pic.twitter.com/87rQvZXzr4
— Polícia Civil RJ (@PCERJ) February 12, 2025
A Supervia informou que, por causa de tiroteios, cinco estações estão fechadas para embarque e desembarque: Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral. Já o BRT Transbrasil interrompeu os serviços entre as estações Cidade Alta e Mercado São Sebastião.
Av. Brasil – Cidade Alta – CPX Israel
Blindados são recebidos na bala pic.twitter.com/O6rwddDqm1— CARIOCA TV (@CariocasTV) February 12, 2025
Segundo a Polícia Militar, participam da ação junto à Polícia Civil agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).
Chefe do tráfico no Complexo de Israel, Peixão tem pelo menos sete mandados de prisão por crimes como homicídio qualificado e trafico de drogas e também é investigado por terrorismo. Em outubro do ano passado, três trabalhadores morreram baleados em vias expressas durante uma operação da PM no Complexo de Israel. Para o estado, bandidos atiraram em direção à Avenida Brasil porque a polícia teria chegado perto do traficante.