Operação da PM do Rio atua em 10 favelas cariocas após confronto que deixou seis mortes
Foco da ação é conter expansão do Comando Vermelho; confronto em comunidade dominada pela facção teve seis armas apreendidas na madrugada
A Polícia Militar do Rio realiza, na manhã desta sexta-feira, 10, uma megaoperação em dez favelas da capital carioca, em uma ofensiva coordenada contra a expansão do Comando Vermelho. De acordo com a corporação, na Zona Sudoeste da cidade há agentes nas comunidades da Caixa D’Água, Jordão, Chacrinha, Bateau Mouche e Pendura Saia, na Praça Seca, além de Cidade de Deus, Vila Kennedy e Gardênia Azul. A lista de incursões simultâneas se soma ao Morro do 18, em Água Santa, na Zona Norte, e à Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
No Itanhangá e na Muzema, dois dos principais pontos de ofensivas do CV, a PM atua em conjunto com a Polícia Civil. Nessas regiões, três pessoas foram presas, entre elas dois menores infratores. Ao todo, 500 agentes da corporação participam das diligências, que ocorrem no Morro do Banco, Tijuquinha, Muzema e Sítio do Pai João.
Em nota, a PM afirmou que a operação “integra uma ação conjunta das forças de segurança do Estado, com o objetivo de conter o avanço territorial de facções ligadas à principal organização criminosa em atuação no Rio”, o Comando Vermelho. As ações são conduzidas pelo Comando de Operações Especiais (COE) e pelo 18° BPM (Jacarepaguá), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPCh) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
O Comando de Operações Especiais (#COE), por meio do Batalhão de Polícia de Choque, #BPChq, realiza nesta sexta-feira (10/10), operação nas localidades da Caixa D’Água, Bateau Mouche, Pendura Saia, Jordão e Chacrinha.#ServireProteger#PMERJ pic.twitter.com/MuqvXYY749
— @pmerj (@PMERJ) October 10, 2025
Seis mortes e confronto
Mais cedo, ainda na madrugada desta sexta, a corporação teve outra ação, esta emergencial, nos acessos à comunidade do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte carioca. Lá, foram apreendidos quatro fuzis e duas pistolas durante uma operação voltada ao combate de disputas territoriais. A ação resultou na morte de seis homens acusados de integrar o tráfico de drogas da região.
No Cerrado, nova geração transforma fazenda em modelo de agricultura regenerativa
Como música póstuma de Marília Mendonça saiu do papel sem Inteligência Artificial
Como brasileiro pretende gastar o prêmio milionário do príncipe William
Itamaraty vê clima esfriar para nova conversa com os EUA sobre o tarifaço
Ana Maria Braga comete gafe ao vivo em comentário sobre a COP30







