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Novo temporal causa alagamentos em SP; 163 mil clientes estão sem energia

Cidade entrou em estado de atenção com fortes chuvas neste sábado, 21

Por Redação Atualizado em 21 dez 2024, 17h17 - Publicado em 21 dez 2024, 17h16

O novo temporal na tarde deste sábado, 21, deixou São Paulo em estado de alerta e causou alagamentos em algumas regiões da cidade. Segundo a Enel, 163.741 clientes estão sem energia na capital e região metropolitana.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), os bairros Itaim Paulista, Itaquera e Penha, na zona leste, entraram em estado de alerta por volta das 14h30, mas a situação se estabilizou às 16h20. Todas as outras regiões da cidade estão em estado de atenção para alagamentos, incluindo a Marginal Pinheiros e Marginal Tietê.

No centro, parte do teto do Terminal Bandeira desabou por conta da chuva. “As últimas imagens do radar meteorológico indicam chuva forte com potencial para queda de granizo em Perus, na zona norte. Nos bairros do Centro, a chuva é moderada”, informou o CGE às 16h30.

As chuvas que atingiram a Grande São Paulo na sexta-feira, 20, deixaram mais de 600 mil pessoas sem luz. Segundo a Enel, dos 163.741 clientes sem energia, 119.863 estão na capital paulista. Segundo a companhia, os bairros mais afetados na capital foram Vila Prudente, São Mateus e Itaim Paulista, na zona leste, e Lapa, Jaraguá e Butantã, na zona oeste. Os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Santana de Parnaíba também estão entre os mais impactados.

A empresa afirma que 70% das ocorrências registradas foram causadas por quedas de árvores e galhos, que danificaram trechos da rede elétrica. “A companhia acionou antecipadamente seu plano de contingência, com reforço das equipes em campo, que seguirão trabalhando 24h para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes. A companhia também está atuando com motoeletricistas em alguns locais para agilizar o atendimento”, informou em nota.

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O apagão desta sexta-feira se soma a uma série de falhas na prestação do serviço que a Enel tem protagonizado nos últimos meses. Em outubro, milhares de residências ficaram sem energia em São Paulo e em toda a região metropolitana por onze dias. Na ocasião, o contrato de concessão chegou a ser colocado em xeque. Meses antes, em março, a região central ficou no escuro por mais de 30 horas. Em novembro de 2023 a cidade também enfrentou um apagão de grandes proporções, que chegou a durar mais de uma semana em algumas partes da região metropolitana de São Paulo.

 

 

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