Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Novo plano diretor da USP prevê metrô dentro da Cidade Universitária

Estação Universidade de São Paulo está prevista na futura Linha 22-Marrom do Metrô, ainda em fase inicial de estudos e sem previsão de início das obras

Por Juliana Elias Atualizado em 20 out 2024, 19h11 - Publicado em 20 out 2024, 18h42

O novo plano diretor da Universidade de São Paulo (USP) para o campus do Butantã, que está em fase final de elaboração, prevê uma nova estação de metrô dentro da Cidade Universitária. A futura estação Universidade de São Paulo deve integrar a Linha 22-Marrom do Metrô, que ligará a cidade de Cotia, na região metropolitana, à atual estação Sumaré, na zona oeste da capital, passando também pelo município de Osasco e outros pontos do bairro de Pinheiros. A linha está em fase inicial de estudos, de acordo informações do Metrô, e ainda não tem previsão de licitação ou início das obras.

Pela proposta desenhada para o plano diretor, a nova estação deverá ficar na Av. Prof. Luciano Gualberto, próxima à Reitoria e à Praça do Relógio. A versão definitiva do plano ainda precisa ser aprovada. De acordo com os organizadores, o campus e o Metrô têm mantido conversas nessa elaboração.

Projeto do Metrô para a futura Linha 22-Marrom
Projeto do Metrô para a futura Linha 22-Marrom (Relatório Integrado 2023/Metrô/Reprodução)

Durante a construção da Linha 4-Amarela, chegou-se a pensar na possibilidade de levar uma estação para dentro ou perto da Cidade Universitária, mas os projetos não avançaram e a estação mais perto foi colocada na Av. Vital Brasil, onde foi inaugurada, em 2012, a Estação Butantã. Os alunos da USP têm acesso à estação por linhas de ônibus circulares, com direito a passagem gratuita.

A comunidade da USP debate atualmente as diretrizes que deverão compor a nova edição do plano diretor a disciplinar as políticas públicas voltadas para a Cidade Universitária bem como à integração com os bairros e comunidades do entorno. Ampliar a acessibilidade ao campus e a circulação interna para pedestres, bicicletas e transporte público é um dos eixos abordados pelo plano, que inclui também políticas voltadas à ampliação de serviços, segurança, uso e preservação do patrimônio, sustentabilidade e outros. Todas as propostas estão apresentadas na página da USP sobre o plano diretor.

Continua após a publicidade

Ao longo de setembro foram realizadas audiências públicas, abertas à comunidade, e, agora, as propostas estão em fase de consolidação para elaboração da versão final. A previsão é ter o projeto definitivo aprovado e apresentado até dezembro.

O projeto da Linha 22-Marrom foi anunciado em 2022 pelo Metrô, quando foi aberta a licitação para a elaboração do anteprojeto da linha, já prevendo uma estação para a Cidade Universitária. De acordo com o Relatório Integrado de 2023 do Metrô, a Linha 22-Marrom teve no ano passado o início das fases de elaboração do anteprojeto de engenharia e do estudo de impacto ambiental.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.