Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cerca de 500 são evacuados por risco em barragem em Barão de Cocais

Moradores de comunidades na cidade mineira foram encaminhados a ginásio como medida preventiva após recomendação de autoridades e da própria mineradora

Por Diego Freire Atualizado em 8 fev 2019, 21h54 - Publicado em 8 fev 2019, 06h42

A Prefeitura da cidade mineira de Barão de Cocais, localizada a cerca de 80 quilômetros da capital Belo Horizonte, emitiu comunicado na manhã desta sexta-feira, 8, confirmando que cerca de 500 pessoas foram evacuadas, durante a madrugada, de uma área próxima à barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, operada pela mineradora Vale.

De acordo com o órgão, a medida preventiva foi tomada após ser acionado o nível 2 de risco para a barragem, diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a Defesa Civil do Estado e do município e a própria Vale.

Relatos de pessoas da região indicam que sirenes foram tocadas no momento da evacuação.

prefeitura_barao
(Facebook/Reprodução)

Os moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras foram evacuados por ônibus da Vale e veículos de apoio. Eles permanecerão temporariamente abrigados no ginásio poliesportivo da cidade por tempo ainda não determinado.

Continua após a publicidade

No último dia 25 de janeiro, também em Minas Gerais, o rompimento da barragem no no Córrego do Feijão, em Brumadinho, deixou ao menos 157 mortos. Outras 182 pessoas ainda estão desaparecidas.

VEJA publicou em primeira mão, nesta quinta-feira, que detonações eram realizadas pela Vale antes da ruptura, contrariando recomendações de relatório da Tüv Süd, empresa que fazia inspeções de segurança.

Em nota, a Vale informa que a medida foi tomada de forma preventiva e aconteceu após uma empresa de consultoria negar uma declaração sobre a estabilidade da estrutura,

Continua após a publicidade

“A Vale informa que a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) (…) Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior.”

Segundo a empresa, será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale informou ainda que está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no domingo, 10.

A mineradora reforça que colocou à disposição uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos no ginásio e nos hotéis para garantir acesso a itens como medicamentos e alimentação especial para aqueles que necessitem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.