Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mexeu com todas

A denúncia da figurinista da Globo contra José Mayer desencadeia uma onda de indignação e ilumina um crime que vive na sombra da vergonha e do medo

Por Luisa Bustamante, Natália Cuminale, Leslie Leitão e Marcelo Marthe
7 abr 2017, 20h04

Em depoimentos a VEJA, mulheres vencem o medo e a vergonha e relatam episódios de assédio sexual. A cantora Luiza Possi conta que um fã quis lhe passar a mão dentro do camarim. A vendedora Brenda Nascimento diz que foi assediada no ônibus. A jornalista Sandra Annenberg afirma que sofreu assédio mais de uma vez em sua carreira. A administradora Karoline Ferreira confessa que um professor roçou a mão nos seus seios. Os relatos são intermináveis. “Posso dizer que 100% das mulheres que trabalham fora já sofreram assédio. As que não sofreram ainda vão sofrer”, anuncia Luiza Nagib Eluf, advogada criminalista. A questão é que tais relatos, normalmente, ficam escondidos sob a sombra da vergonha e do medo. Pois foi vencendo a vergonha e o medo que a figurinista Susllem Tonani, de 28 anos, que trabalhara na Rede Globo, divulgou em um blog o assédio insistente do galã José Mayer, 67 anos. A denúncia produziu uma crescente indignação e fez nascer a campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas”, iniciativa das mulheres que trabalham no Projac, onde ficam os estúdios da Globo. Com o engajamento de artistas, a iniciativa viralizou. A Globo viu, reagiu e fez do proverbial limão uma limonada. A ordem da direção é de rigor na apuração, reação proporcional ao tamanho da resistência à herança troglodita organizada e amplificada na poderosa caixa de ressonância da internet.

Com reportagem de Thaís Botelho e Isabela Izidro de Moura

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.