O que diz o hospital sobre o procedimento cirúrgico de Bolsonaro
Ele é submetido a uma "laparotomia exploradora", para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal

O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por um cirurgia de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal, segundo primeiro boletim médico divulgado neste domingo, 13, pelo Hospital DF Star, em Brasília. A nota explica que Bolsonaro fez novos exames laboratoriais e de imagem “que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas”. A partir dos resultados, as equipes que o assistem decidiram, de comum acordo, pelo tratamento cirúrgico.
A nota é assinada pelo médico Cláudio Birolini, diretor de Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, e também pelos cardiologistas Leandro Echenique e Ricardo Camarinha; pelo diretor médico do Hospital DF Star, Guilherme Meyer; e pelo diretor-geral da unidade, Allisson Barcelos Borges.
Bolsonaro deu entrada na madrugada de hoje no DF Star com um quadro de subobstrução intestinal, decorrente da facada que levou durante a campanha de 2018. Na tarde de ontem, Bolsonaro deixou o Hospital Rio Grande, em Natal, e foi transferido para a capital federal numa UTI aérea. Na manhã deste domingo, o senador Rogério Marinho (PL-RN) confirmou que o ex-presidente estava no centro cirúrgico. Outro aliado, o deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL, informou que a operação começou às 8h30.
A decisão de operá-lo em Brasília partiu da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Confira o boletim médico:
“O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais
adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”.