Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo zera imposto de importação para gel e máscara

Resolução libera diversos produtos usados para combater o coronavírus

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 mar 2020, 12h38 - Publicado em 18 mar 2020, 09h40

O governo zerou nesta quarta-feira, 18, o imposto de importação sobre mercadorias usadas no combate ao coronavírus. A lista inclui álcool etílico, gel antisséptico, luvas, máscaras, respiradores e diversos produtos de plástico, de uso hospitalar. Os itens poderão ser comprados no mercado externo até o dia 30 de setembro.

A lista completa está em uma resolução publicada hoje no Diário Oficial da União. A lista inclui 33 tipos de produtos, com milhares de itens, pois a descrição é genérica. Estão liberados, por exemplo, todos os tipos de máscaras faciais, artigos de uso cirúrgico de plástico, esponjas de gaze de algodão, vestuários de proteção, viseiras de segurança, respiradores automáticos, termômetros clínicos e cateteres.

A resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior determina que os órgãos e entidades da administração pública federal que exerçam atividades de licenciamento, controle e fiscalização de importações deverão adotar tratamento prioritário para a liberação das mercadorias autorizadas para compra com alíquota zero.

Além de zerar o imposto, o governo facilitou a importação. A Receita Federal publicou instrução normativa determinando que o importador poderá, após o registro da correspondente declaração de importação, obter a entrega dos produtos médicos antes da conclusão da conferência aduaneira, enquanto perdurar a emergência em saúde pública.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.