Funcionários ‘invadem’ museu para tentar salvar parte do acervo
Segundo relatos, de 30 a 40 servidores, inclusive aposentados, entraram no imóvel durante o incêndio, que começou na noite de domingo
Por Da Redação
Atualizado em 3 set 2018, 22h51 - Publicado em 3 set 2018, 20h45
Um grupo de funcionários do Museu Nacional entrou no prédio em chamas, na noite de domingo 2, para tentar salvar o que fosse possível do acervo de 20 milhões de itens. Segundo relatos, de 30 a 40 servidores, inclusive aposentados, entraram no imóvel durante o incêndio, que começou às 19h30.
Os funcionários se deslocaram até o museu, no Rio, ao saber do incêndio pelas redes sociais, disse o biólogo Paulo Buckup. Ele conseguiu salvar “alguns milhares” de exemplares de moluscos descritos por pesquisadores dos séculos 19, 20 e 21. O biólogo ficou das 20h30 até 22h na parte de trás do prédio, até que foi retirado por bombeiros.
Veja abaixo fotos de funcionários e pesquisadores tentando salvar objetos e documentos e outras imagens:
“Os funcionários foram heróis. Estávamos pensando nos nossos ancestrais pesquisadores. O que salvamos vai permitir a continuidade de pesquisas de colegas. Na hora só pensei que ali estavam a minha vida e também a vida de colegas. Consegui tirar alguns milhares de animais, mas nada perto do que queimou”, lamentou Buckup, que pesquisa a evolução de peixes. O material de trabalho do biólogo não estava no prédio.
(Com Estadão Conteúdo)
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.