Espetáculo em Brasília resgata legado artístico dos irmãos Timótheo da Costa
João e Arthur figuram entre os nomes mais destacados de pintores da cena artística brasileira, nas duas primeiras décadas do século XX
No próximo dia 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra, estreia no CCBB Brasília o espetáculo Os Irmãos Timótheo da Costa, dirigido por Luiz Antônio Pilar, com dramaturgia de Claudia Valli e direção musical de Muato. A peça fica em cartaz de quinta a domingo até o dia 7 de dezembro.
“Trata-se de uma peça decolonial, um nome bonito para a retomada da narrativa da história de pretos e indígenas, sendo contada por artistas e pensadores pretos e indígenas. É trazer à luz os heróis e artistas melaninados e originários colocando-os no palco, nas pautas e nas conversas”, diz o diretor do espetáculo, indicado ao Prêmio Shell na categoria direção pelo musical Leci Brandão – Na Palma da Mão.
Em formato de musical, o espetáculo é uma investigação sobre a vida e obra dos irmãos João (1879 – 1932) e Arthur (1882 – 1922) Timótheo da Costa, que figuram entre os nomes mais destacados de pintores da cena artística brasileira, nas duas primeiras décadas do século XX.
Eles sofreram o preconceito da sociedade e ambos, com um intervalo de dez anos, morreram com a mesma doença, a demência paralítica, no Hospital dos Alienados, no Rio de Janeiro.
Trata-se do mesmo lugar em que o grande escritor Lima Barreto foi internado e que era dirigido por Dr. Juliano Moreira, médico preto, pioneiro da psiquiatria e da saúde mental no Brasil e que combatia o racismo científico.
A peça segue temporada até 7 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h30. A classificação indicativa é de 12 anos. Os ingressos custam 15 reais (meia entrada) e 30 reais (inteira) e estão disponíveis no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília na sexta-feira da semana anterior, a partir das 12h.
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
O que o encontro de Moraes com comandante do Exército sinaliza sobre futuro de Bolsonaro
Gabaritos do 2º dia de provas do Enem 2025 já estão disponíveis: saiba como acessar
Helder Barbalho e Fabiano Contarato participam de programa de VEJA
Tornozeleira, embaixada, vigília: os fatores que pesaram para a prisão de Bolsonaro







