Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em alta na semana: explicações de Moro, futebol, Previdência e Toy Story

Semana tem depoimento do ministro sobre vazamentos, votação da reforma na Câmara, jogo decisivo para o Brasil na Copa feminina e estreia de Toy Story 4

Por Da Redação Atualizado em 17 jun 2019, 06h30 - Publicado em 17 jun 2019, 06h30

Comece a semana bem informado e saiba o que será destaque no noticiário:

Moro na mira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, será ouvido na quarta-feira 19 pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado sobre os diálogos vazados pelo site The Intercept Brasil que mostram o então juiz federal orientando o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, sobre processos relativos à operação, entre eles o que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prisão. Por orientação da liderança do governo, Moro enviou ofício se oferecendo para prestar declarações como uma estratégia para evitar a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pela oposição. A estratégia pode ruir se novas conversas forem divulgadas até o dia da audiência, como temem alguns líderes governistas.

Hora de cair?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulga na quarta-feira 19 a taxa básica de juros da economia, a Selic, que serve como parâmetro para o mercado financeiro. A tendência é que a taxa seja mantida pela 10ª vez seguida em 6,5% ao ano, mas já há no mercado quem acredite até em uma redução da taxa em razão da expectativa favorável em relação à aprovação da reforma da Previdência. A maior aposta, no entanto, é que a taxa seja mantida e o corte nos juros comece mesmo no segundo semestre, se as mudanças na aposentadoria forem de fato aprovadas.

Um teste para a reforma

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência deve votar na terça-feira 18 o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) que altera alguns pontos da proposta inicial do governo Jair Bolsonaro – como a implantação do regime de capitalização e o aumento da idade mínima para aposentadorias de mulheres – e deixa estados e municípios fora das mudanças. A votação do relatório na comissão é o último passo antes da discussão da proposta em plenário. O ministro Paulo Guedes (Economia) já mostrou descontentamento com as mudanças feitas pelo relator, mas dificilmente o governo terá votos para impor sua vontade na comissão.

O retorno de Woody e Buzz

Em 2010, o cineasta Quentin Tarantino disse que Toy Story 3 era o melhor filme daquele ano, contando todas as produções em todas as categorias. Nem isso, nem toda a bilheteria e premiações amealhadas pela animação da Disney e da Pixar, porém, eram garantia de uma quarta edição da saga dos brinquedos liderados pelo xerife Woody Pride e pelo astronauta Buzz Lightyear. Quase dez anos depois, no entanto, estreia nos cinemas do Brasil, na quinta-feira 20, Toy Story 4, a primeira aventura da turma com sua nova dona, a pequena Bonnie, com uma versão empoderada de Betty, a namorada de Woody, e um novo personagem, Garfinho.

Continua após a publicidade

Lutando como garotas

A seleção feminina entra em campo na terça-feira 18 contra a Itália na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo Feminina de futebol em busca da classificação às oitavas de final. Diante da líder do Grupo C (duas vitórias em dois jogos), o Brasil avança se vencer ou empatar – se perder, também pode se classificar, mas irá depender dos resultados das outras chaves. Nesse mesmo dia, a seleção masculina de futebol enfrenta a Venezuela em Salvador – uma vitória classifica o time do técnico Tite. No sábado, contra o Peru, em Itaquera (São Paulo), a equipe nacional encerra a primeira fase da competição.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.