
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), alertou nesta sexta-feira, 4, sobre os riscos das chuvas intensas previstas para a cidade, destacando o perigo de acúmulo de água, alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta. A capital está em estágio 2 (em uma escala de cinco), indicando risco de ocorrências de alto impacto.
O prefeito pediu que a população fique atenta aos alertas oficiais e tome cuidados necessários. Já foram registrados bolsões d’água em várias regiões, como Botafogo, Bangu, Piedade, Niterói e Nova Iguaçu, com ruas alagadas e serviços de limpeza em ação. “Essa é uma chuva que vai ficar constante, tem o tal do risco do acumulado: acumula muita água, nível de rio sobe, risco de alagamento, áreas de encosta ficam encharcadas”, disse.
Segundo a Climatempo, uma frente fria avança pelo estado, podendo causar temporais com raios e ventos fortes. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas. A Marinha também alertou para ressaca no litoral, com ondas de até 3 metros até domingo, 6. A temperatura no Rio pode chegar a 30°C, mas o tempo instável deve persistir.