Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Domínio Rio-SP no STJ pode aumentar com indicações de novos ministros

Nos próximos dias, o presidente Lula irá escolher três nomes que serão sabatinados pelo Senado para compor a corte; veja os candidatos

Por Da Redação
26 ago 2023, 13h03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de escolher, nos próximos dias, três novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo dois provenientes da Justiça Estadual e um da Ordem dos Advogados do Brasil. As vagas foram abertas após as aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi e com a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Na última quarta-feira 23, o Pleno do STJ apresentou as duas listas para preencher as vagas. Para as reservadas aos tribunais de Justiça, foram escolhidos os desembargadores estaduais Carlos Vieira Von Adamek (TJ-SP), José Afrânio Vilela (TJ-MG), Elton Leme (TJ-RJ) e Teodoro Santos (TJ-CE). Já para a cadeira da advocacia, o tribunal selecionou Luiz Cláudio Allemand, Otávio Rodrigues e Daniela Teixeira.

Atualmente, o STJ, que é composto ao todo por 33 ministros, conta com 24 homens e seis mulheres. Na divisão entre os estados, São Paulo lidera com seis magistrados, seguido por Rio de Janeiro, com cinco, Minas Gerais, com quatro, Pernambuco, com três, Paraná, com dois, e Paraíba, Maranhão, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Amazonas, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com um cada.

Desta forma, o amplo domínio de ministros paulistas ou fluminenses na corte pode aumentar a depender de quem o presidente da República escolher. Dos candidatos às vagas da Justiça Estadual, Carlos Adamek, de São Paulo, tem o apoio do ministro do STF Dias Toffoli, enquanto Elton Leme, do Rio, foi ‘apadrinhado’ pelo também ministro do STF Luiz Fux.

A votação, feita pelos atuais trinta integrantes do STJ, que culminou na lista final com os quatro nomes que agora concorrem às cadeiras dos tribunais, ainda deixou os petistas Jaques Wagner e Rui Costa (ministro-chefe da Casa Civil) chateados. Isso porque o candidato deles, oriundo do TJ da Bahia, nem chegou perto dos primeiros colocados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.