Cuiabá é coberta por fumaça de queimadas no Pantanal
A qualidade do ar na capital do Mato Grosso tende a piorar nos próximos dias e a temperatura pode chegar a 41º C
A capital do Mato Grosso, Cuiabá, amanheceu nesta terça-feira, 15, coberta por uma densa fumaça ocasionada por incêndios florestais que ocorrem na região do Pantanal. Imagens divulgadas por moradores nas redes sociais mostraram o céu cinza e os prédios pouco visíveis.
As autoridades locais suspeitam que ações criminosas tenham provocado parte das queimadas. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informou que o Parque Nacional Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, teve 62% do total dos 108 000 hectares destruídos.
ASSINE VEJA
Clique e AssineA qualidade do ar tende a piorar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que a probabilidade de chuva em Cuiabá para esta semana é de apenas 5% e as temperaturas podem chegar a 41º C.
A vegetação local está extremamente seca e a umidade relativa do ar muito baixa. Até o momento, o fogo no Pantanal já destruiu 2,3 milhões de hectares do bioma, cerca de 15% do total, segundo números do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
E assim amanhece Cuiabá. Sim, isso tudo é fumaça! pic.twitter.com/bBkZWBbTG6
— Marcos. (@apeledofuturo) September 9, 2020
Fumaça em Cuiabá se superando a cada dia pic.twitter.com/kTsxktfSkU
— Raphael (@phaelsouzabr) September 15, 2020
Muito triste ver a cidade inteira cheia de fumaça 😩 pic.twitter.com/T3igAAfm8G
— Arthur Eldo (@arthureldo) September 15, 2020