Criminosos tomam 13 ônibus em Madureira e fecham avenida no Rio
Imagens mostram veículos atravessados nas ruas e homens encapuzados circulando
Mais de dez ônibus foram tomados por criminosos nesta terça-feira, 15, no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. Os veículos foram usados como barricadas para bloquear ruas centrais da região, como a Avenida Edgar Romero. A medida é uma reação a uma operação da Polícia Militar no Complexo da Serrinha, onde agentes do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar atuam desde esta segunda-feira.
Nas redes sociais, imagens mostram criminosos encapuzados impedindo que os motoristas de ônibus seguissem seus trajetos, e ordenando que os passageiros deixassem os veículos. Em outros registros, os ônibus são vistos já posicionados de modo a bloquear a passagem das ruas, em meio a um grande fluxo de pessoas, no centro de Madureira.
URGENTE: criminosos TOMARAM O CONTROLE DE 10 ÔNIBUS e de várias Avenidas principais em Madureira, no Rio de Janeiro. Em São Paulo está acontecendo a mesma coisa. Esse é o modelo de segurança dos governadores bolsonaristas Cláudio Castro e Tarcísio de Freitas. A democracia é feita… pic.twitter.com/szl98SuUza
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) July 15, 2025
Siga
Além dos ônibus convencionais, veículos articulados usados para o BRT também foram tomados. Em nota, a Rio Ônibus, empresa que reúne as empresas do transporte municipal, informou que, ao todo, 13 veículos foram sequestrados nesta terça-feira. Neste momento, quatro linhas circulam na região estão com itinerário impactado.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que atuou para que o trânsito fosse liberado na região. De acordo com a corporação, agentes das forças especiais da PM atuam na Serrinha para “enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população”.
“Na ação, equipes do BOPE foram alvo de disparos efetuados por criminosos fortemente armados, dando início a um confronto. Um suspeito foi ferido e com ele apreendido um fuzil e um carregador com munições. O suspeito foi socorrido para o Hospital Carlos Chagas. Policiais do BOPE localizaram estrutura de concreto com aberturas conhecidas como “seteiras”, utilizadas por criminosos para posicionar fuzis e atirar contra as forças de segurança. E no alto da Serrinha, demoliram duas casas mata que é um esconderijo e ponto de apoio para a movimentação da Organização Criminosa nas disputas territoriais”< afirma a polícia.
Na segunda-feira, outro ônibus já havia sido tomado e usado como barricada no bairro de Costa Barros, também na Zona Norte carioca, por causa de uma operação policial no Complexo da Pedreira. Apenas neste ano, 81 coletivos já foram sequestrados.
“Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca”, diz a Rio Ônibus, em nota.







