Com problema em viaduto, SP tem trânsito acima da média após feriadão
Capital paulista registrou 112 quilômetros de congestionamento às 7h30; média para o horário é de 81 quilômetros
O primeiro dia útil após o feriado prolongado da Proclamação da República e da Consciência Negra deve exigir paciência dos motoristas da capital paulista nesta quarta-feira em razão da interdição de um trecho da Marginal Pinheiros (zona oeste) após um viaduto da pista expressa ceder no último dia 15.
Às 7h30 desta quarta, o congestionamento era de 112 quilômetros nas vias da cidade. A média de engarrafamento para o horário é de 81 quilômetros. Segundo a Companhia de Engenharia do Tráfego (CET), às 8 horas a capital chegou à marca de 121 quilômetros de engarrafamento — ou 14,1% de lentidão, acima da média para o horário.
O trânsito na região da Zona Oeste de São Paulo onde está localizada a estrutura estava intenso por volta das 8 horas, mas ainda não havia retenção de veículos. Por curiosidade, os motoristas tendem a diminuir a velocidade quando se aproximam do local onde o viaduto cedeu.
A lentidão acima da média já era esperada pela prefeitura. “O trânsito hoje na cidade de São Paulo está 20% acima do limite histórico e nossa expectativa era de que estaria 30% acima”, afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB), que também acrescentou que a administração vai se reunir com o Tribunal de Contas do Município para verificar se é possível contratar, de forma emergencial, a avaliação das estruturas das 185 pontes e viadutos da cidade. A prefeitura contabiliza 33 viadutos em risco.
“Nós temos recurso em caixa para fazer isso. Se ficar um valor muito exorbitante, vamos buscar ajuda com o governo do Estado e o governo federal. Estamos falando da principal rota da principal cidade, onde passa grande parte do PIB brasileiro e tenho certeza que o governador Márcio França e o presidente Michel Temer não vão negar apoio à cidade de São Paulo”, disse o prefeito.
A CET suspendeu a partir desta quarta o rodízio de veículos no trecho da marginal Pinheiros, sentido Rodovia Castelo Branco, entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. A medida vai vigorar até a liberação total da via, cuja pista expressa está interditada por tempo indeterminado entre a Ponte Transamérica e a Ponte do Jaguaré, também apenas no sentido de quem trafega no sentido da Castelo Branco.
Aplicativos
A prefeitura de São Paulo vai reunir-se nesta quarta-feira com motoristas de aplicativos e taxistas para propor ações que diminuam o trânsito na capital. “Teremos uma reunião para ver se conseguiremos alguma ação junto a eles, de alguma tarifa específica durante esse período, para poder incentivar as pessoas a utilizar os aplicativos”, disse Bruno Covas.
O viaduto cedeu 2 metros na altura do Parque Villa-Lobos (Zona Oeste), na madrugada do último dia 15. Não houve feridos. Desde então, funcionários da prefeitura trabalham para escorar a estrutura, que voltou a ceder mais três milímetros — o que é considerado normal em razão da alterações de temperatura. O viaduto passa sobre a linha 9 (Esmeralda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitana, que chegou a interromper a circulação de trens no trecho próximo ao local.
A prefeitura também procura localizar o projeto estrutural do viaduto para orientar os trabalhos de recuperação, que não têm prazo para terminar. Um engenheiro que atuou na obra, na década de 70, foi localizado no Guarujá (SP). “Desde ontem ele tem acompanhado as ações da prefeitura, o que vai facilitar as ações daqui para a frente”, disse o prefeito Bruno Covas.