Carteira do Idoso: o que é, como emitir e onde utilizar
O documento serve como identificação e comprovação da renda do idoso

A Carteira da Pessoa Idosa, também conhecida como carteira do idoso, é um documento que todos os idosos a partir dos 60 anos inscritos no Cadastro Único e com renda mensal de até dois salários mínimos podem tirar.
O que é a carteira de idoso?
O documento serve como identificação da pessoa e comprovação da renda, reunindo as informações do idoso em um lugar só. A carteira leva até 120 dias para ficar pronta e é válida por dois anos. Caso o idoso tenha urgência em viajar, poderá ser fornecida uma declaração provisória que tem a mesma função da carteirinha.
Onde emitir a carteira de idoso?
A carteira de idoso pode ser emitida através do site, com o login do gov.br. O idoso pode optar entre imprimir ou utilizar a carteira virtual.
A carteira também pode ser emitida em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – localize a unidade mais próxima clicando aqui. Lá, o idoso deve informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. Quando solicitado no CRAS, o prazo é de 45 dias a contar da inscrição do Cadastro Único.
Onde utilizar a carteira de idoso?
- A carteira serve como comprovação para que idosos façam viagens interestaduais de forma gratuita. Todos os idosos com 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas por veículo e em cada trajeto;
- Ela também pode ser utilizada para o transporte gratuito, já que é um benefício garantido na lei federal. Apesar de ser lei, a idade do idoso varia de estado para estado, em alguns a idade mínima é de 60 anos enquanto em outros estados é de 65 anos;
- A carteira serve para a comprovação do direito de meia-entrada em cinemas, teatros, shows e outras opções de lazer;
- Os idosos têm isenção do IPTU em algumas cidades do Brasil. Essa vantagem está condicionada a critérios como renda, posse de imóvel e utilização do imóvel como residência.