Bairro carioca central de ‘Vale Tudo’ vive escalada de violência
Disputa entre facções faz explodir número de tiroteios e ocorrências em Vila Isabel

Vila Isabel, bairro tradicional da Zona Norte carioca e reduto histórico do samba, voltou ao centro das atenções com o sucesso do remake da novela Vale Tudo, atualmente em exibição na TV Globo. É ali que vivem personagens como Raquel, Poliana, Aldeíde, Consuelo e Lucimar. Também é onde fica o bar do Vasco, ponto de encontro do núcleo central da trama. Mas, fora da ficção, o que tem dominado o cotidiano da região é o avanço da criminalidade.
Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que o total de ocorrências na delegacia que atende a área aumentou 24% em relação ao mesmo período de 2024. Já a plataforma Fogo Cruzado aponta que o bairro registrou 60 tiroteios em 2025. No mesmo intervalo do ano passado, foram 34 — uma alta de 76,4%.
O Morro dos Macacos, principal comunidade do bairro, é hoje o epicentro de uma violenta disputa entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP). A mais recente ofensiva do CV, que tenta retomar o controle da favela, culminou na morte de Titauro, chefe local do tráfico, durante uma operação do Bope no dia 11 de julho.
O clima de tensão se espalhou por todo o bairro. Escolas e postos de saúde chegaram a suspender atividades por vários dias consecutivos. Comerciantes ouvidos por VEJA relatam queda expressiva no movimento, enquanto moradores convivem com o medo constante.
“As pessoas estão com medo de sair de casa. Como vão frequentar o comércio?”, desabafa uma comerciante que, por medo, pediu anonimato. “Essa guerra precisa acabar”, conclui.