Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após ser transferido de hospital, cacique Raoni está com a saúde estável

Segundo boletim emitido neste domingo, os médicos acreditam que Raoni tem úlcera; diagnóstico ainda precisa ser confirmado por exames

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 jul 2020, 22h49

O estado de saúde do cacique Raoni é considerado estável. De acordo com boletim médico emitido nesta tarde pelo Hospital Dois Pinheiros, em Sinop (MT), onde o líder indígena está internado desde sábado, 18, no começo da manhã ele apresentou uma alteração de pressão que logo foi normalizada.

“Ele se levantou para ir ao banheiro, foi rápido demais e isso pode ter influenciado a alteração na pressão arterial, algo que impacta em uma pessoa doente e na idade dele, em especial. Mas nada que comprometa. Já está melhor e aguardamos a confirmação dessa melhora para seguir com os procedimentos,” detalhou Douglas Yanai, médico que assinou o boletim médico em conjunto com a colega Fernanda Quinelato. 

Nesta tarde, estava previsto a realização de dois exames, uma endoscopia e uma ressonância magnética. Os procedimentos são necessários para investigar as causas do sangramento que ocasionaram a internação do cacique Raoni. “Aparentemente ele tem úlcera. Precisamos saber mais sobre o funcionamento de outros órgãos também, uma vez que ele apresentou sangramento. Essa evidência foi encontrada nas fezes. É algo que foi estabilizado com uma transfusão de sangue, contudo merece atenção para que não aconteça novamente,” disse Yanai.

Segundo porta-voz do Instituto Raoni, os resultados da endoscopia foram muito positivos e eles estão muito confiantes na rápida recuperação do cacique.

Continua após a publicidade

O líder do povo Kayapó, Raoni Metyktire tem 89 anos e estava internado desde quinta-feira, 16, em um hospital particular de Colíder (MS), quando apresentou sintomas como fraqueza e falta de ar. Raoni também teve complicações gastrointestinais e desidratação após desenvolver um quadro de depressão causado pela morte de sua esposa Bekwyjkà Metuktire, no dia 23 de junho, após sofrer um AVC. No sábado, 18, o estado de saúde do cacique se agravou e Raoni precisou ser transferido para um hospital com leito de UTI.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.