Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Alckmin inaugura trem para aeroporto e nega atraso de 14 anos

Governador de São Paulo compareceu à inauguração da linha de trem 13-Jade da CPTM e chamou de 'fake news' as acusações sobre atraso nas obras

Por Da redação
Atualizado em 31 mar 2018, 14h19 - Publicado em 31 mar 2018, 14h16

A linha de trem 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começou a circular neste sábado. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), compareceu à inauguração e negou que a obra tenha demorado 14 anos para ser entregue.

Alckmin afirmou que “estudos para levar um trem ao aeroporto internacional existem há 50 anos” e que a obra foi entregue no prazo. “A obra foi licitada em 2013, em 2017 entregamos a primeira estação [Engenheiro Goulart] e em 2018 foi entregue [estações Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap]”, disse Alckmin.

Indagado sobre atrasos na entrega da obra e antigas promessas, disse se tratar de “fake news, mentira.” Em 2002, ainda como pré-candidato a governador, Alckmin disse que um traçado que ligaria o centro da cidade ao aeroporto ficaria pronto em 2004.

Por enquanto a linha está em operação assistida: durante um mês os trens circularão das 10h às 15h, somente aos sábados e domingos e de forma gratuita. Depois, passará a circular em todos os dias no mesmo horário e no terceiro mês começará a operação comercial, com cobrança de tarifa. O trajeto será feito em cerca de 15 minutos.

Continua após a publicidade

A Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (totalmente reconstruída), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na capital paulista.

Segundo a CPTM, a demanda projetada é 120.000 passageiros por dia útil. A linha beneficiará principalmente os moradores das duas maiores cidades do Estado, além de atender aos turistas e aos profissionais que vão a São Paulo para negócios.

Operação Linha 13-Jade

A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à 0h no serviço regular, entre as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, um ônibus executivo que sairá da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto terá cerca de 35 minutos, com o trem parando nas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa 4 reais.

No quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço Airport-Express, ônibus executivo que levará os usuários direto da Estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. A tarifa será diferenciada e o valor está sendo definido.

Continua após a publicidade

Desembarque no terminal 1

A Estação Aeroporto Guarulhos estava inicialmente projetada para ser próxima ao terminal 3, conhecido como terminal internacional, mas foi construída próxima ao terminal 1, o que deixará os passageiros distantes da área de embarque. A mudança ocorreu após o aeroporto, que era administrado pela Infraero, ser concedido à iniciativa privada.

No aeroporto, o trem para na estação que fica em frente ao terminal 1, onde operam as companhias Azul e Passaredo. Para ir para os principais terminais do aeroporto, o Terminal 2 (voos nacionais) e o Terminal 3 (voos internacionais), será preciso atravessar a passarela e tomar um ônibus gratuito que será disponibilizado pela concessionária do aeroporto.

(com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.