Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

57% dos brasileiros são favoráveis à pena de morte, diz pesquisa

Esse é o maior índice já registrado pelo instituto no país; homens, católicos e pessoas que ganham até cinco salários mínimos são os que mais apoiam medida

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h45 - Publicado em 8 jan 2018, 09h05

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra que o apoio dos brasileiros à adoção da pena de morte no país nunca foi tão grande. Questionados, 57% se disseram a favor desse tipo de punição no final de 2017. Em 2008, data do último levantamento, esse percentual era de 48%.

Os que se disseram contra caíram, de 46% no último levantamento, para 39% na nova pesquisa. Os que responderam não ter opinião formada sobre o assunto foram 3% e os indiferentes, 1%. O Datafolha ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro do ano passado.

A pena de morte é proibida no Brasil desde a Proclamação da República, em 1889. A única exceção prevista pela Constituição brasileira é “em caso de guerra declarada” pelo presidente e referendada pelo Congresso Nacional. Verificado pelo Datafolha desde 1991, o apoio à pena capital ficou próximo aos índices atuais em 1993, 1995 e 2007, quando oscilou entre 54 e 55%.

A pesquisa também verificou que o apoio à pena de morte é menor entre quem tem ensino superior (50%). Entre os que tem renda média de até cinco salários mínimos, a defesa da pena de morte é feita por 58%. De cinco a dez salários mínimos, o número cai para 51%. Quando se analisam especificamente os que ganham mais de dez salários, o apoio é de 42%.

Em relação ao recorte de gênero, 60% dos homens e 54% das mulheres são favoráveis à pena de morte. O Datafolha também fez a análise por religião: os que mais defendem a punição são os católicos (63%) e os mais reticentes são os ateus (apenas 46% defendem). Em relação aos presidenciáveis, 72% dos simpatizantes do deputado Jair Bolsonaro declararam apoio à medida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.