Notícia xing ling: Chinês não chamou presidente de Mr. Fora Temer
A viagem de Michel Temer à China, para o encontro do G20, motivou muitas notícias, algumas verdadeiras, outras nem tanto. Entre os destaques está a história de que um empresário chinês teria chamado o mandatário de “Mr. Fora Temer”. A história viralizou na internet depois que o telejornal Impacto Económico, da rede venezuelana TeleSur, reproduziu […]
O presidente chinês Xi Jinping cumprimenta o presidente Michel Temer durante encontro em Hangzhou, na China – 02/09/2016
A viagem de Michel Temer à China, para o encontro do G20, motivou muitas notícias, algumas verdadeiras, outras nem tanto. Entre os destaques está a história de que um empresário chinês teria chamado o mandatário de “Mr. Fora Temer”. A história viralizou na internet depois que o telejornal Impacto Económico, da rede venezuelana TeleSur, reproduziu na TV local um tuíte de uma de suas repórteres — que vive em Buenos Aires — comentando a história. A apresentadora, aliás, diz rapidamente que acredita se tratar de uma notícia de humor.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9diPAUDem5U?feature=oembed&w=500&h=375%5D
Por mais engraçada que a história seja… não, ela não é verdadeira. Abaixo as evidências:
No dia 3 de setembro, o humorista José Simão publicou sua coluna no jornal Folha de S. Paulo com o título: “China! Welcome Mr. Fora Temer!”. Mais tarde, a brincadeira virou “verdade” no site O Diário do Brasil — fonte utilizada pela repórter venezuelana.
Uma rápida visita ao endereço online do Diário revela a linha editorial de seus repórteres, seja lá quem forem. A página não possui expediente. As matérias não são assinadas, e raramente fontes são citadas. Seu noticiário, antes duro contra a ex-presidente Dilma Rousseff e que agora tem como alvo Temer, mistura informações verdadeiras com memes e piadas.
Sem nenhuma tradição, o jornal é ligado a outros blogs do mesmo estilo – ou inexistentes. Nas redes sociais, o Diário não possui perfis verificados, muito menos uma base sólida de engajamento, elementos que colocam em xeque sua credibilidade. O site também é personagem constante de blogs que se propõem a desvendar mentiras na internet.
Eles publicaram, no dia 4 de setembro, por exemplo, a seguinte nota: “Souvenir que Temer comprou na China não funciona! Ao invés de ‘au-au’ cachorrinho rosna e diz ‘golpe-golpe’”.
Por fim, outro indício é o fato de que diversos jornalistas de veículos importantes, estrangeiros e nacionais, de esquerda e direita, acompanharam a viagem de Temer à China. E nenhum deles deu a tal notícia. O blog #VirouViral tentou contato com a redação do Diário, mas não recebeu resposta.
Abaixo confira a repercussão da piada na internet.
e eles tão com um monte de faixa escrito em chinês lá, pode muito bem tá cheio de fora temer e a gente nunca vai saber!
— Laura (@laura_isv) August 21, 2016
Como se diz “FORA TEMER” em Chinês??
— Lô (@West_Thrill) August 26, 2016
Nesse dia da independência eu sou o “empresário chinês” que comprimentos o Temer com “Mr. Fora Temer”. Não é Vdd, mas todos queriam Q fosse.
— Dani Super BotanOSSA (@DaniBotan) September 7, 2016
Mais perdido que o empresário chinês no G20 que chamou o Temer de “Sr. Fora Temer”
— e-Vito ☀ (@ToBegado) September 7, 2016
Temer foi recebido com um: “Welcome Mr. Fora Temer”
Valeu empresário chinês! 👏🏻👏🏻😂😂— Leh Marson (@Leticia_M_R) September 7, 2016
Não aguento que o chinês chamou o Temer de Fora Temer
— Sofia (@sofiaconstance) September 7, 2016
“Boa noite, Mr. Fora Temer.” (empresário chinês, anônimo)
— Joo_lyn (@joolyn) September 7, 2016
Meu um maluco chinês chamou o temer de Sr. Fora Temer em uma entrevista pq achava que “Fora” era o primeiro nome dele ta louco uhsauhsa
— Juhpiter (@JuhCurrie) September 6, 2016
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
‘Fiquei frustrado, mas mérito dele’, diz goleiro que levou gol do príncipe William no Maracanã
MapBiomas lança ferramenta inédita para monitorar a recuperação de áreas degradadas no Brasil
Em segundo dia no Rio, príncipe William visita Ilha de Paquetá







