Estrelada por Laurence Fishburne (Black-ish, Roots), a minissérie Madiba estreia no dia 1º de fevereiro pelo canal BET, dos EUA. Foram produzidos seis episódios que serão exibidos em três noites.
Esta é uma adaptação de Nigel Williamson, Paul Webb, Jane Maggs, Janine Eser, Greg Beer e Kathleen McGhee-Anderson dos livros autobiográficos Conversations with Myself e Nelson Mandela By Himself, com direção de Kevin Hooks (Prison Break).
A história narra a trajetória de Nelson Mandela (Fishburne), iniciando na década de 1960, quando foi detido, julgado e condenado, passando pelo período em que foi preso político.
No elenco também estão Orlando Jones (Sleepy Hollow), como Oliver Tambo, presidente do partido ANC entre 1967 e 1991 e amigo de Mandela; Terry Pheto, como Winnie Madikizela-Mandela , esposa de Mandela na época; Hlomla Dandala, como Govan Mbekil, ativista político e líder do ANC; Grant Swanby, como Abram Fischer, advogado que defendeu Mandela; Mark Elderkin (Black Sails), como o Bispo Trevor Huddleston, defensor dos direitos humanos; David Harewood (Homeland, The Night Manager, Supergirl), como o ativista Walter Sisulu, amigo de Mandela que foi sentenciado à prisão perpétua em 1964; e Michael Nyqvist (Millennium, The 100 Code), como Hendrik Frensch Verwoerd, Primeiro Ministro da África do Sul entre 1958 e 1966, quando foi assassinado.
Filmada na África do Sul, a minissérie é uma produção da canadense Blue Ice Pictures e da africana Out of Africa Entertainment, em associação com a inglesa Leftbank Pictures e a americana Cinema Gypsy Producions, empresa de Fishburne. A distribuição internacional é da Dynamic Television.
Cliquem na foto para ampliar.