Mateus Bandeira (Novo) participará de debate entre candidatos gaúchos
Diferentemente do debate entre os presidenciáveis, em que o Novo ficou de fora, Band-RS convidou candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul
Se o candidato a presidente da República pelo partido Novo, João Amoêdo, ficou de fora do primeiro debate televisivo entre os presidenciáveis, transmitido pela Band, na semana passada, o mesmo não irá acontecer em nível estadual. No Rio Grande do Sul, a Band-RS optou por convidar Mateus Bandeira, que concorre a governador pelo mesmo partido. O primeiro debate entre os candidatos gaúchos na televisão será exibido pela Band-RS às 22h de quinta-feira, 16.
Conforme VEJA apurou, o entendimento da emissora gaúcha é que todos os postulantes ao Palácio Piratini que atendem à legislação eleitoral foram convidados. A emissora entende que o acréscimo de Bandeira se justifica porque o Novo nunca participou de uma eleição para o Congresso Nacional e, portanto, não poderia ter o número mínimo de cinco parlamentares exigido por lei.
“Foi uma decisão muito acertada. Uma pena que não tenha sido esse o entendimento nacional. No estado, teremos a oportunidade de mostrar uma alternativa. A lei foi feita para blindar os políticos tradicionais com fundo eleitoral, tempo de televisão, para criar uma barreira contra a entrada dos novos. Eu terei míseros sete segundos na campanha, não é razoável e não é justo”, disse Bandeira a VEJA.
Após mudanças nas coligações, o Rio Grande do Sul tem sete candidatos ao governo (veja as entrevistas com cada um deles abaixo). Destes, apenas seis participarão do debate da Band na próxima quinta-feira. O candidato que ficará de fora é Julio Flores (PSTU), que não atende ao critério da legislação eleitoral. O estado emplacou quatro candidatos a vice-presidente.
House of Cards
Este será o primeiro debate de Bandeira na condição de candidato, mas não o primeiro debate na televisão. Nos anos de 2007 e 2008, Bandeira era frequentemente convidado como debatedor do programa Conversas Cruzadas, conduzido pelo apresentador Lasier Martins, que hoje é senador pelo PSD. O programa era transmitido pela extinta TV Com, do Grupo RBS.
Por conta da agenda de compromissos, Bandeira não fará nenhuma preparação especial para o debate. Porém, tentará se preparar “fisicamente” para transmitir sua rotina de candidato ao vivo durante 24h. A partir das 17h de sexta-feira, 17, Bandeira fará uma “live” até as 17h de sábado.
“A transmissão ao vivo por 24 horas foi inspirada em um episódio da quarta temporada de House of Cards, quando o personagem Will Conway (republicano) faz uma live o dia inteiro durante a campanha contra Frank Underwood (democrata)”, explicou Bandeira.
Candidatos
Abaixo, veja entrevistas com os candidatos, publicadas em ordem alfabética e com fotos de arquivo escolhidas pelas assessorias. A reportagem aguarda entrevista com José Ivo Sartori (MDB), que optou por não falar antes de confirmar seu nome na convenção do partido.
Siga VEJA Rio Grande do Sul no Twitter.
COP30 apresenta o roteiro para os próximos passos das ações climáticas
Estudo identifica potencial de regeneração em bordas urbanas
Pesquisa mostra falta de comprometimento da moda com meio ambiente
Brasil e Reino Unido firmam parceria para descarbonizar a indústria por meio de startups
7 leituras para entrar no clima de desafio da COP30







