Obama chega ao Brasil
Na Folha Online: O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Brasília, primeira parada de sua breve visita ao Brasil. Obama desembarcou aproximadamente às 7h42, sob forte esquema de segurança e ao lado de sua família, a primeira-dama Michelle Obama e as filhas Malia e Sasha. Obama deve seguir direto para seu hotel, próximo […]
Na Folha Online:
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Brasília, primeira parada de sua breve visita ao Brasil. Obama desembarcou aproximadamente às 7h42, sob forte esquema de segurança e ao lado de sua família, a primeira-dama Michelle Obama e as filhas Malia e Sasha.
Obama deve seguir direto para seu hotel, próximo do Palácio do Planalto, onde descansará por algumas horas. Às 10h, ele deve se encontrar com a presidente Dilma Roussef, um evento considerado de importância histórica por ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e a primeira presidente mulher do Brasil.
A “primeira família” americana foi recebida pelo chefe da base aérea de Brasília e por uma equipe do governo brasileiro. Ele conversou brevemente com os presentes e embarcou, às 7h44, em uma limusine que o esperava no local. O presidente não conversou com os jornalistas, que foram mantidos em uma área isolada a cerca de 150 metros do avião.
A agenda do democrata em Brasília será curta, mas lotada. Em cerca de nove horas, Obama deve se reunir privadamente com a presidente Dilma, além de manter encontros com líderes empresariais na Cúpula de Negócios EUA-Brasil e fazer uma coletiva com jornalistas.
RIO DE JANEIRO
Às 16h50, Obama embarca com a família para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, ele deve conhecer os principais cartões-postais. A agenda começa com a visita ao Corcovado, na zona Sul, onde fica o Cristo Redentor. De lá, Obama segue para a Cidade de Deus, favela celebrizada mundialmente pelo filme homônimo, de Fernando Meirelles. A Cidade de Deus é uma das comunidades que receberam as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), mas é considerada pelo governo do Estado a mais problemática. Aqui