7 coisas que quase ninguém sabe que existem nos aviões
Conheça alguns segredos das aeronaves que podem te ajudar a ter um voo mais tranquilo ou até mesmo a salvar sua vida numa emergência
Pouca gente é indiferente uma viagem de avião.
Enquanto alguns têm medo (uns até pavor!), outros, como eu, têm fascinação por esta maneira de se transportar que certamente mudou o jeito como vemos (literalmente) o mundo.
Adoro viajar de avião, adoro a atmosfera dos aeroportos e confesso, não perco um programa de avião na TV. Pode ser sobre o modelo mais recente, sobre a tragédia de uma queda ou qualquer variação sobre o tema.
Às vezes me pergunto se não deveria ter sido comissária de bordo, hahaha!
Sempre que viajo fico fascinada com a movimentação no avião, com a quantidade de procedimentos que são feitos para que aqueles bichos enormes nos levem de A para B e com o número de pessoas envolvidas na operação.
E confesso também que sempre fico fuçando dentro das aeronaves para descobrir coisas novas. Sim, sou dessas.
Que fique em segredo entre nós, por favor, mas uma vez eu estava sentada perto do banheiro e durante o voo abri uma portinha que estava ao meu alcance.
Para minha surpresa a tal portinha dava para dentro do lavatório e era possível ver o resto de quem estava lá dentro, hahahaha. Pior de tudo é que não consegui mais trancar a bichinha e vira e mexe ela abria e eu dava de cara com algum passageiro. Aprendi a lição e nunca mais abri portinha nenhuma.
Mas andei descobrindo algumas coisas que pouca gente sabe ou já reparou quando está dentro de uma aeronave. Ficou curioso para saber algumas delas?
1. O botão secreto que dá mais espaço no corredor
Sim, isto existe em quase todos os aviões. E confesso que depois que descobri, toda vez que sento num assento no corredor, testo só para ver se ele está lá… Ele só existe na econômica e nos assentos que ficam no corredor. Debaixo do apoio de braço, bem pertinho de onde ele se encontra com o encosto da poltrona, existe um pequeno botão que, ao ser apertado, levanta o apoio do braço liberando mais espaço para você. Ou seja, da próxima vez que você sentar no corredor e ficar com preguiça de levantar para seu vizinho ir ao banheiro pela milésima vez, veja se seu avião possui esse botão mágico. Assim basta você levantar o apoio de braço e virar as pernas para o corredor, sem ter que levantar. De nada!
2. As camas escondidas
Quem é atento e fez voos bem longos já deve ter reparado que de vez em quando os comissários de bordo entram em uma porta, que pode ser confundida com um armário ou uma porta de banheiro sem sinalização e que está sempre trancada, e desaparecem lá por horas. Nada mais é que a entrada para o local onde há algumas camas à disposição para que eles descansem durante o voo. Nem todas as aeronaves possuem este “puxadinho” e só a tripulação tem acesso.
3. Os puxadores amarelos
Você já sentou na janela de um avião e se perguntou para que servem aqueles puxadores amarelos que existem em alguns aviões? Claro que eles estão ali por um motivo. E ele é simples. Caso haja um pouso de emergência sobre a água, as asas do avião ficariam escorregadias demais para que os passageiros pudessem escapar do avião por elas. É aí que entram os puxadores amarelos. Eles servem para que os comissários passem uma corda entre elas e ajudem a fuga dos passageiros. Melhor não precisar usar nunca!
4. O corrimão suspenso
Sabia que da próxima vez que você for andar pelo corredor do avião não precisa ir colocando a mão e puxando o cabelo de todo mundo que está sentado no corredor? Bom, né? Eu acho! Se você já prestou atenção, quando os comissários de bordo precisam se equilibrar ao andar pelo corredor do avião eles se apoiam numa espécie de corrimão suspenso, que fica entre o compartimento de bagagem e o número dos assentos. É uma espécie de trilho para as mãos que ajuda a dar equilíbrio e evita puxões de cabelo, empurrões nos bancos alheios e afins. Todos agradecem!
5. O triângulo preto
Essa eu tenho certeza que pouca gente já reparou… Por acaso você já viu um pequeno triângulo preto em cima de uma janela no avião? Pois repare da próxima vez que viajar, mas já sabendo o motivo de ele estar ali. Ele nada mais é que uma maneira de indicar de qual janela do avião existe a melhor vista da asa e das turbinas. E não, ele não foi colocado ali para você e sim para que os comissários não percam tempo em caso de emergência e tenham que olhar se algo de anormal está acontecendo do lado de fora do avião. Vivendo e aprendendo!
6. A tranca escondida
Só eu já reparei nisso ou tem mais loucos por aí? Geralmente acontece quando o avião está prestes a pousar… Os comissários passam batendo na porta dos banheiros para ter certeza que não há ninguém dentro e como num passe de mágicas, tcharam, trancam a porta sem chave nenhuma. Sim, isso acontece porque os banheiros dos aviões podem ser trancados e destrancados por dentro ou por fora, por motivos de segurança. O tranca geralmente fica escondida atrás da plaquinha de banheiro ou de proibido fumar. Mas nada de ficar usando sem motivo por aí, heim!
7. O puxador inútil
Você já foi desembarcar de um avião e se perguntou porque ao lado das portas há um ou às vezes dois puxadores que parecem inúteis? Pois bem, eles não são tão inúteis assim… na verdade eles estão ali para o caso de uma emergência. Imagine que os passageiros tenham que sair rapidamente do avião sob a supervisão dos comissários, que têm de ficar na porta orientando os passageiros dentro e os que já saíram do avião. Imagine se eles não tivessem onde se segurar? Num momento de correria e pânico eles seriam facilmente derrubados para fora da aeronave, certo? Pois então saiba que eles estão ali para te ajudar!