Uma missão em Marte… sem sair da Terra
A fotógrafa italiana Gaia Squarci acompanhou o dia a dia de seis astronautas da Nasa em um treinamento para simular as condições duras e o isolamento de uma missão em Marte. Durante oito meses, eles permaneceram confinados em pequenos domos brancos instalados na cratera de um vulcão no Havaí. Só podiam sair por curtos períodos e […]
A fotógrafa italiana Gaia Squarci acompanhou o dia a dia de seis astronautas da Nasa em um treinamento para simular as condições duras e o isolamento de uma missão em Marte. Durante oito meses, eles permaneceram confinados em pequenos domos brancos instalados na cratera de um vulcão no Havaí. Só podiam sair por curtos períodos e sempre usando roupas de astronauta. Eles só podiam se comunicar com a “Terra” por email, e ainda assim as mensagens demoravam 20 minutos para chegar ao destinatário — tempo que levariam se tivessem sido de fato enviadas de Marte.
As fotos podem ser vistas em uma galeria do site da agência Prospekt Photographers e no jornal britânico The Guardian (aqui).
Curiosidade: o nome da fotógrafa, Gaia, era como os gregos antigos se referiam à deusa “Terra”. Muito apropriado.