Programa retira mais de 30 toneladas de lixo do litoral paulista
O Mar Sem Lixo, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, tem como objetivo combater a poluição marinha, proteger a vida marinha e a saúde humana

O programa Mar Sem Lixo, promovido pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, retirou mais de 30 toneladas de lixo do oceano, ilhas e manguezais do litoral paulista entre junho de 2022 e outubro de 2024. A iniciativa abrange seis municípios: Cananeia, Itanhaém, Ubatuba, Bertioga, Guarujá e São Sebastião. O programa tem como objetivo combater a poluição marinha, proteger a vida marinha e a saúde humana, já que o lixo libera substâncias químicas que podem contaminar a cadeia alimentar.
O Mar Sem Lixo conta com a participação de pescadores artesanais que recolhem o lixo durante a atividade de arrasto de camarão. Eles são remunerados por meio de um cartão-alimentação, recebendo até 653 reais por mês. De junho de 2022 a outubro de 2024, 255 pescadores cadastrados no programa receberam um total de 339.457 reais O engajamento dos pescadores aumentou mais de 200% desde o início do programa.
A iniciativa se baseia em quatro pilares: remuneração por meio de cartão-alimentação pela coleta de resíduos durante a pesca; realização de atividades para conscientizar a população sobre a importância da preservação marinha; coleta de informações sobre a quantidade e o tipo de lixo encontrado, e busca por apoio para ampliar o alcance e a sustentabilidade do programa.
Pesca do camarão

Durante o período de pesca do camarão, os pescadores realizam mutirões de limpeza em manguezais e ilhas. Nessas operações, eles receberam 70.485 reais pelas 13,2 toneladas de materiais coletados.
Os dados coletados pelo programa revelam que 94% do lixo encontrado no fundo do mar é composto por plástico. Embalagens de alimentos representam 63% do total. Apenas 8% dos resíduos coletados são recicláveis devido ao estado de degradação em que se encontram.
O programa Mar Sem Lixo já investiu 1,6 milhão de reais e demonstra resultados positivos na limpeza do litoral paulista e na conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.