Nova frente fria avança em São Paulo: saiba a previsão para a terça, 28
Chuvas podem atingir as regiões Sul e Sudeste
Na terça‑feira, 28, o país enfrenta um aumento de instabilidades que vão marcar presença especialmente no Sul e Sudeste. Uma nova frente fria avança sobre o litoral de São Paulo, aumentando o risco de chuva forte, ventos e queda de temperatura em algumas regiões. Em contrapartida, áreas mais ao interior do Centro‑Oeste e Norte continuarão sob calor e ar úmido.
Na cidade de São Paulo, o dia será de Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. A noite será chuvosa. A temperatura mínima será de 17ºC, enquanto a máxima será de 23°C.
Regiões mais afetadas
Sul
Na região Sul, o avanço de um sistema de baixa pressão associado à frente fria vai manter o tempo instável. No Rio Grande do Sul, espera‑se chuva a partir da manhã, que se intensifica ao longo do dia, podendo variar de moderada a forte. Há potencial para temporais localizados, principalmente no noroeste, norte, região central e vales. Ventos fortes (acima de 50 km/h) também são previstos em algumas áreas da campanha gaúcha.
Em Santa Catarina e Paraná, a mesma tendência se aplica: risco de chuva forte, trovoadas, ventos e temperaturas que podem se manter mais baixas em razão da cobertura de nuvens.
Sudeste
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o dia será de céu encoberto, chuvas que começam cedo e se espalham ao longo do dia, com risco de temporais isolados. Em Minas Gerais, a parte norte segue mais quente e firme, mas o centro‑sul fica sob influência das instabilidades.
Centro‑Oeste e Norte
Na região Centro‑Oeste, parte do fluxo de umidade se desloca para o leste, favorecendo instabilidade no sul de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e próximo ao Distrito Federal, com expectativa de pancadas de chuva e risco de temporais a partir do fim da manhã. Na maior parte dos estados, porém, permanece o Sol com calor intenso e baixa umidade. No Norte, o calor e a umidade continuam favorecendo nuvens carregadas e chuva rápida isolada, sobretudo no sudoeste do Pará e em áreas do Acre e Amazonas.
Nordeste
No Nordeste, a faixa litorânea entre Bahia e Rio Grande do Norte poderá registrar chuvas, enquanto no interior, predomina o tempo firme com calor intenso e ar seco.
Temperaturas mínimas e máximas em 10 capitais nesta terça, 28, segundo o Climatempo:
- Belo Horizonte (MG): 17°C / 31 °C
- Brasília (DF): 18°C / 32°C
- Curitiba (PR): 14°C / 18 °C
- Florianópolis (SC): 17°C / 21 °C
- Goiânia (GO): 21 °C / 33°C
- Manaus (AM): 26 °C / 33 °C
- Porto Alegre (RS): 15°C / 20 °C
- Rio de Janeiro (RJ): 20 °C / 29°C
- Salvador (BA): 21°C / 29°C
- São Paulo (SP): 17 °C / 23 °C
Riscos climáticos e orientações
-
Alerta de temporais: No Sul e Sudeste, atenção para chuva forte, ventos intensos, alagamentos rápidos e queda de galhos em encostas.
-
Queda de temperatura: Nas áreas sob instabilidade, a temperatura tende a diminuir.
Previsão para os próximos dias
A terça, 28, reforça a transição de padrão: um dia de contrastes entre instabilidade e Sol firme. Para os dias seguintes, é esperado que a frente fria continue seu deslocamento pelo litoral paulista e do Rio, podendo estender os efeitos para o Espírito Santo entre quinta e sexta. Assim, a instabilidade pode se espalhar ou se concentrar em novas regiões.
Incêndio em complexo residencial em Hong Kong deixa ao menos 13 mortos; veja fotos
Bolsonaro e aliados presos: o que está previsto para esta quarta
A cidade do Rio onde o tráfico e a política caminham juntos
Mourão lamenta prisão dos generais Heleno e Paulo Sérgio
Haddad faz aceno a Motta e Alcolumbre e manda recado







