Lula abre cúpula destacando a importância da COP30 ser na Amazônia
Diante de representantes do mundo, presidente abre a COP30 fala que desenvolvimento sustentável deve prevalecer sobre clima de desconfiaça e extremismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu a largada oficial para a COP30, nesta quinta-feira, 6, durante a reunião da Cúpula dos Líderes, em Belém. Pela primeira vez, este evento acontece antes do início formal da conferência do clima, mais exatamente quatro dias antes, e com o objetivo claro de mobilizar compromissos financeiros e diplomáticos, especialmente em torno do fundo climático de 1,3 trilhão de dólares anuais até 2035. Diante desta missão, Lula fez questão de destacar que a emergência climática deve falar mais alto do que o clima de desconfiança e de extremismo vinculados às questões ambientais.
“Não podemos abandonar o Acordo de Paris“, disse Lula. As convergências já são conhecidas. Nosso objetivo será enfrentar as divergências. Nós, líderes, podemos e devemos discutir tudo, para além dos muros da Convenção. As palavras ditas aqui serão a bússola da jornada a ser percorrida por nossas delegações nas próximas duas semanas.” O presidente lembrou da importância simbólica de todos estarem discutindo o futuro das emissões de carbono em Belém. “Pela primeira vez na história, uma COP do Clima terá lugar no coração da Amazônia”, disse, lembrando que no imaginário global, não há símbolo maior da causa ambiental do que a Floresta Amazônica. A capital paraense está muito longe da realidade de grandes centros urbanos como São Paulo ou Rio de Janeiro. Não apenas no que tange a infraestrutura, inclusive de hospedagem tão criticada durante os preparativos. Belém difere pela cultura regional, pela culinária, e pela forma como as pessoas se integram com a vida dos rios que cortam a região. Chegar a Belém é quase como entrar em outro país, cheio de riquezas desconhecidas de muitos brasileiros e principalmente de quem vem de fora. Lula destacou o esforço de todos para conseguirem estar lá, com os líderes, em Belém. E, no melhor estilo Lula, agradeceu a todos os trabalhadores envolvidos, encerrando o breve discurso com o desejo de boa COP a todos.
Inovar para competir
Com a taxa das blusinhas, desistência de compras internacionais salta para 38%
COP30: Jader Filho diz que cidades precisam protagonizar debate ambiental
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
Mercado reduz estimativas de inflação e já projeta IPCA perto do teto da meta







